O compromisso com a Busca Ativa Escolar

O compromisso com a Busca Ativa Escolar

Este módulo contempla os seguintes perfis:

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência do(a) estudante por um ano após seu retorno.

A construção dessa estratégia se deu por meio da escuta e da participação dos municípios. Conheça mais a seguir.

Etapas da construção da estratégia




Um trabalho coletivo

Segundo a PNAD Contínua (2017), 4,7% do total de crianças e adolescentes (0-17) estão fora da escola no Brasil, sendo a situação ainda mais grave nas regiões Norte (5,8%) e Centro-oeste (5,1%).

Para enfrentar essa realidade e garantir que crianças e adolescentes tenham seu direito à Educação garantido, são necessários o engajamento da população e uma articulação intersetorial para a execução da Busca Ativa Escolar.

Por isso, é fundamental:


O diálogo com as famílias


Conversar com as famílias, acolhendo-as sem julgamentos ou culpabilizações, é um ótimo caminho para identificar as reais causas da exclusão escolar, fornecer os encaminhamentos de rede necessários e realizar a (re)matrícula.


O envolvimento da escola


A escola faz parte do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e deve participar ativamente da Busca Ativa Escolar. Afinal, ela tem ferramentas para saber quando os(as) estudantes estão em risco de evadir e pode agir para evitar que isso aconteça ou colaborar para trazer de volta os(as) que já abandonaram os estudos.


A escuta dos estudantes


A exclusão escolar pode estar relacionada à falta de diálogo das propostas pedagógicas com os reais interesses e necessidades dos(as) estudantes. Por isso, é interessante conhecer  o que eles(as) pensam sobre como deveria ser uma escola que os(as) motivasse a permanecer nela. Veja mais no vídeo a seguir:


A atuação dos(as) profissionais da Busca Ativa Escolar


Cada profissional envolvido(a) na estratégia desempenha um importante papel para a identificação de crianças e de adolescentes fora da escola, etapa fundamental para o enfrentamento à evasão escolar. Acesse a página Perfis e saiba mais sobre as responsabilidades de cada um(a).

Saiba mais

Conheça melhor os objetivos da estratégia e entenda por que ela é tão importante: