Causas da exclusão escolar

Causas da exclusão escolar

Este módulo contempla os seguintes perfis:

Passadas três décadas da aprovação da Constituição Federal, que garante o direito à Educação a todos(as) os(as) brasileiros(as), o país ainda registra mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes fora da escola (Pnad contínua/IBGE, 2018).

Para que os(as) profissionais da Busca Ativa Escolar possam criar estratégias eficazes para enfrentar esse fenômeno, é preciso, antes de mais nada, entender quais as causas da exclusão escolar.

O contexto de exclusão escolar

São muitas as razões para crianças e adolescentes estarem fora da escola. Algumas são comuns no Brasil inteiro, outras diferem por características regionais. Conheça um panorama e alguns exemplos no vídeo abaixo:



Os alertas produzidos na plataforma pelos municípios que aderiram à estratégia fornecem um cenário melhor das causas de exclusão, permitindo analisar, com base em evidências, quais as ações mais adequadas para enfrentá-las.

Sabemos, por exemplo, que em todas as faixas etárias, a maior parte das crianças e dos(as) adolescentes que está fora da escola ou em risco de exclusão escolar, residentes na zona urbana, é do sexo masculino, negra, vive em famílias de baixa renda, e tem pais, mães ou responsáveis com pouca escolaridade. Também são vítimas da exclusão escolar as crianças e os(as) adolescentes quilombolas, indígenas, com deficiência. Veja mais causas a seguir.


As principais causas de exclusão escolar



Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nem a escola nem qualquer instituição sozinha dará conta de resolver o problema da exclusão escolar com a urgência necessária. É preciso uma articulação intersetorial, envolvendo toda a rede de proteção atuante no território. Por isso existe o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).



Saiba mais

Conheça melhor o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: