Jundiaí/SP: projeto de enfrentamento à evasão escolar é premiado pelo TCE/SP

Por Comunicação

22.10.2025
Jundiaí/SP: projeto de enfrentamento à evasão escolar é premiado pelo TCE/SP

Para promover a permanência dos/as alunos nas escolas, o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar utiliza a estratégia Busca Ativa Escolar; na foto, o prefeito Gustavo Martinelli com a presidente do do TCE/SP, Cristiana de Castro Moraes

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) reconheceu a prefeitura de Jundiaí/SP por suas boas práticas em educação. O reconhecimento ocorreu durante a comemoração dos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que mede o desempenho das prefeituras paulistas em áreas essenciais da administração pública. A premiação ocorreu no dia 13 de outubro de 2025, no auditório do TCE/SP

O município paulista teve duas iniciativas premiadas: o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar, que promove a permanência dos/as alunos/as nas escolas utilizando a metodologia e a tecnologia da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE); e a Horta Vale Verde, que há  27 anos fornece alimentos orgânicos e sustentáveis para a rede municipal de ensino.

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, participou da premiação e destacou o compromisso da gestão municipal com a melhoria de vida das famílias. “É uma grande satisfação ver Jundiaí sendo reconhecida em um espaço que simboliza compromisso e transparência na gestão pública. O trabalho das nossas equipes na Educação demonstra que é possível unir inovação, sustentabilidade e cuidado com as pessoas. Cada resultado positivo reflete o esforço coletivo de servidores comprometidos em oferecer o melhor para as crianças e famílias da nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.

De acordo com a secretária de Educação, Priscila Costa, o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar atua diretamente na identificação e acompanhamento de estudantes com alta taxa de faltas, desenvolvendo ações integradas entre escolas, famílias e setores sociais para garantir o direito à educação.

“O compromisso do governo, por meio do programa ‘Escola da Gente’, é pela garantia de um serviço de excelência às nossas crianças, com promoção das aprendizagens nas idades certas de cada estudante. Isso passa pelo olhar humanizado e cuidadoso, além do zelo pela provisão da alimentação balanceada e saudável e de que as crianças mantenham a frequência escolar, já que as aprendizagens se dão por meio das conexões e experiências pelas quais os estudantes passam entre os colegas, professores, demais educadores e toda a comunidade escolar”, comentou Priscila Costa.

Com informações da Prefeitura de Jundiaí e do TCE/SP.
Imagem: Prefeitura de Jundiaí