Prefeitura de Sinop/MT realiza Dia D da Busca Ativa Escolar

Nesta semana, também identificamos ações no estado de Sergipe e nos municípios de Feira de Santana/BA e João Lisboa/MA
A Prefeitura de Sinop/MT, por meio da Secretaria de Educação, realizou, no dia 1º de outubro de 2025, o Dia D da Busca Ativa Escolar em todas as 46 unidades da rede municipal de ensino. Na ocasião, lançou a campanha ‘Quem falta, faz falta!’ a fim de conscientizar alunos e responsáveis sobre a importância da frequência regular às aulas e reforçar o seu compromisso com o enfrentamento da evasão escolar. Também foram realizadas nas escolas atividades lúdicas e pedagógicas, como apresentações de teatro.
Em Sergipe, membros do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar (BAE) se reuniram no dia 30 de setembro de 2025. Estiveram presentes os titulares e suplentes das secretarias estaduais de Educação e de Assistência Social de Sergipe. Na pauta, alinhamento das ações da BAE no estado e do plano de ação do Comitê de Sergipe.
![]() | ![]() Equipe municipal da BAE em João Lisboa durante curso de formação |
João Lisboa/MA
Também no dia 30 de setembro de 2025, a equipe municipal da Busca Ativa Escolar de João Lisboa/MA promoveu formação sobre a estratégia para os gestores das escolas, que também contou com participação dos membros do Comitê Intersetorial do Selo UNICEF. Durante a capacitação, foi entregue um cartaz com o fluxograma da BAE, produzido pela equipe municipal da BAE de João Lisboa. A ideia é que os diretores disponibilizem o cartaz em local visível nas unidades escolares. O documento também será compartilhado com as pastas da Saúde e da Cultura, o Conselho Tutelar e a prefeitura.
Segundo a coordenadora operacional da BAE no município maranhense, Edineyde Rodrigues, a equipe da BAE tem visitado as escolas para deixar panfletos e banners para divulgar a estratégia e conscientizar familiares e alunos/as sobre a importância da educação e da frequência escolar. Tem realizado ainda palestras para os estudantes, com o objetivo de orientá-los e estreitar os laços.
Feira de Santana
Em Feira de Santana/BA, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) promoveu ações para garantir a permanência escolar de crianças e adolescentes, durante o 18º Festival Literário de Feira de Santana (FLIFS), evento realizado entre os dias 23 e 28 de setembro. A ação teve como foco sensibilizar famílias, educadores e estudantes sobre a importância de manter crianças e adolescentes na escola, reforçando a educação como um direito fundamental e ferramenta de transformação social. A iniciativa integra o programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido no município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Por meio de dinâmicas, brincadeiras e diálogos educativos, cerca de 200 participantes foram impactados diretamente. O público foi convidado a participar de atividades interativas e rodas de conversa que abordaram temas como o direito à educação, combate ao trabalho infantil e prevenção da evasão escolar.
Equipe municipal da BAE de Feira de Santana/BA conversa com estudantes durante feira do livro
Foto: Tânia Maira Fernandes/SEDESO
Com informações e imagens das prefeituras de Feira de Santana e Sinop.
*A Busca Ativa Escolar pelo Brasil é uma coluna semanal que compila as principais novidades e notícias da estratégia nos estados e municípios.