Bahia: Encontro formativo promove integração entre Busca Ativa Escolar e demais programas de acesso e permanência na escola

Por Busca Ativa Escolar

16.05.2023 | Atualizado: 16.05.2023
Bahia: Encontro formativo promove integração entre Busca Ativa Escolar e demais programas de acesso e permanência na escola

Rede de técnicos que atuam na Busca Ativa Escolar, Bolsa Presença, Bolsa Família e COPE saiu fortalecida do encontro

Articular e potencializar ações de fomento ao acesso e permanência do estudante na rede estadual de educação da Bahia. Este foi o objetivo principal do “Encontro Formativo - SGINF em Foco”, que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Salvador, e reuniu cerca de 100 técnicos da Secretaria de Estado da Educação da Bahia que atuam nos programas Busca Ativa Escolar, Bolsa Presença e Bolsa Família, além dos professores formadores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Secretaria. 

As oficiais de educação do UNICEF Verônica Bezerra e Daniella Rocha participaram do encontro nesta quarta-feira e contribuíram com a formação dos técnicos baianos. O evento foi uma realização da Superintendência de Gestão da Informação Educacional – SGINF da Secretaria de Estado da Bahia. 

Diálogo interno

Para a especialista em educação do UNICEF Verônica Bezerra, “o encontro evidenciou oportunidades que potencializam ações intersetoriais entre os programas e ampliam a rede de proteção para que cada criança e adolescente possa estar na escola acolhido, protegido e aprendendo”.

Para Daniella Rocha, “A Busca Ativa Escolar no estado da Bahia tem uma nova chance de ser intensificada por meio da  atuação da Secretaria de Estado da Educação, dentro do regime de colaboração, com os municípios para traçar estratégias a partir da perspectiva da integralidade do atendimento e da intersetorialidade das políticas”, avaliou. 

O superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, apontou que a Busca Ativa Escolar, Bolsa Presença, Bolsa Família e COPE “são programas que trabalham com a mesma perspectiva. A gente está buscando ouvir os atores que estão envolvidos na operacionalização desses programas em cada território para, a partir disso, promovermos ações conjuntas para conseguirmos, cada vez mais, atender essa expectativa por mais crianças, adolescentes e jovens na escola”, destacou.

A educação na pobreza multidimensional

Para evidenciar a relação entre evasão e o abandono escolar e as diversas formas de vulnerabilidade social que afetam as famílias brasileiras, o UNICEF apresentou dados do estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, lançado pela agência da ONU em fevereiro de 2023. 

O estudo indica que 77,8%  das crianças e adolescentes da Bahia vivenciam o impacto de uma ou mais dimensões da pobreza em seu cotidiano. A privação de renda é a dimensão de maior impacto, atingindo 57% das meninas e meninos do estado. Já a falta de acesso à educação, um dos aspectos mensurados na pesquisa, afeta 13,8% crianças e adolescentes no estado. 

“Na Bahia, garantir a todos os meninos e meninas o direito à educação de qualidade ainda é um desafio, cujas causas são multidimensionais. Por isso, estamos intensificando os esforços da Busca Ativa Escolar, esta estratégia que para existir, precisa estar em constante diálogo com as outras políticas públicas”, destacou Verônica. Atualmente, 380 dos 417 municípios baianos já fizeram adesão à Busca Ativa Escolar.