Videoconferência sobre evasão escolar e violências ocorre nesta quinta-feira, 22/5, às 15hs

Na live, o UNICEF, a Undime e a Avante lançam, oficialmente, quatro cadernos temáticos que orientam as equipes da Busca Ativa Escolar a identificar e conduzir os casos de exclusão escolar relacionados às violências
É nesta quinta-feira, dia 22 de maio de 2025, às 15h, a videoconferência “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes - como agir a partir da Busca Ativa Escolar”, realizada com o objetivo de discutir a relação do abandono e da exclusão escolar com diferentes situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes. Organizada pelo UNICEF, a Undime e o Conviva Educação, a transmissão ao vivo pode ser assistida a partir do endereço convivaeducacao.org.br/videoconferencia.
Na ocasião, também serão lançados oficialmente quatro cadernos sobre a temática desenvolvidos pelo UNICEF e a Undime, em parceria com a organização da sociedade civil Avante - Educação e Mobilização Social. As publicações convidam as equipes da Busca Ativa Escolar (BAE) a considerar as relações entre o abandono e exclusão escolar e as diferentes situações de violências contra crianças e adolescentes. Além disso, apresentam orientações e recomendações para os agentes públicos construírem planos e fluxos para lidar com a questão.
A live contará com a participação de Ana Carolina Fonseca, oficial de Educação e Proteção do UNICEF, e Ana Marcílio, diretora de Sustentabilidade da Avante. A mediação será da professora Maria Elza da Silva, dirigente municipal de Educação de Bonito (PE) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Infantil da Undime.
Aberto ao público, não é necessário realizar inscrição para acompanhar o debate. Mas, durante o evento online, será possível preencher a lista de presença. Quem preencher o cadastro, receberá uma declaração de participação.
Sobre as palestrantes
Ana Carolina Fonseca - Graduada em Comunicação Social e Mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela UFMG. Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais pela mesma universidade. Tem experiência em projetos sociais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente e saúde, com atividades de gestão, elaboração de projetos, produção de conteúdos diversos, planejamento em comunicação, condução de oficinas junto a lideranças comunitárias, conselheiros de políticas públicas e adolescentes. Atualmente, é Oficial de Programas no UNICEF Brasil responsável pelas áreas de Educação e Proteção contra violências.
Ana Marcílio - Psicóloga formada pela UFBA e Mestre em Educação e Justiça Social pela Universidade de Londres. Hoje, diretora de Sustentabilidade na Avante Educação e Mobilização Social, construiu sua história a partir de uma série de propostas e ações que juntas dão as linhas das atuais estratégias institucionais de fortalecimento dos direitos da criança na cidade, em sua comunidade, por meio da participação infantil e da garantia do direito ao brincar, fomentando ações de proteção das crianças, com as crianças e com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especial escuta e participação. A partir dessas estratégias, coordenou projetos como: Foco na Infância, Infâncias em Rede, Primeira Infância Cidadã (PIC) e Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos.
Maria Elza da Silva - Professora da rede municipal de ensino, atualmente, é dirigente municipal de Educação do município de Bonito (PE) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Infantil da Undime. Ocupou a presidência da seccional de Pernambuco da Undime na gestão 2017/2019 e já foi secretária de Finanças da Undime na gestão 2021/2023.
Cadernos temáticos
As publicações já estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca do site da Busca Ativa Escolar e ajudam agentes públicos e sociais a melhor caracterizar, identificar e conduzir os casos de exclusão e abandono escolar relacionados às violências, organizando os fluxos de atendimento por meio das políticas públicas existentes.
Serviço
📌 O que: Live “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes - como agir a partir da Busca Ativa Escolar”
🗓️ Quando: 22 de maio de 2025, às 15h (horário de Brasília)
🛜 Onde: convivaeducacao.org.br/videoconferencia