UNICEF lança 20 podcasts inclusivos e gratuitos para crianças, com histórias e brincadeiras para todos

Por UNICEF Brasil

17.12.2021
UNICEF lança 20 podcasts inclusivos e gratuitos para crianças, com histórias e brincadeiras para todos

Os programas integram a iniciativa Deixa Que Eu Conto e buscam apoiar a educação inclusiva nas escolas em tempos de pandemia


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou uma série de 20 podcasts inclusivos. São conteúdos em áudio  incluindo versões para o YouTube com legendas e Libras –trazendo histórias, brincadeiras e entrevistas. Os podcasts possibilitam a reflexão sobre a inclusão, em especial das crianças com deficiência, e são narrados por pessoas com deficiência. As vozes, as histórias e as atividades propostas levam em consideração a diversidade e as possibilidades de uma cidade e uma escola mais inclusivas e que não deixem ninguém de fora. O conteúdo faz parte do Deixa Que Eu Conto, iniciativa do UNICEF para levar histórias, brincadeiras, curiosidades e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus.

“É essencial que a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental garantam o atendimento das especificidades das crianças com deficiência. A organização das experiências e dos espaços podem contribuir de forma significativa para as brincadeiras, o convívio com as diferenças, as interações, a autonomia e a participação, garantindo os direitos de aprendizagem de cada menina e cada menino”, explica Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil. “Por isso, o Deixa Que Eu Conto voltado à inclusão chega para apoiar e promover essas vivências dentro da sala de aula, com os profissionais da Educação e os estudantes, e em casa, com as famílias”, afirma.

Todos os programas estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil para a garantia dos direitos de aprendizagem, e buscam apoiar a qualidade da educação ofertada durante a pandemia, podendo ser utilizados em sala de aula na retomada das aulas presenciais. Além disso, os episódios também podem ser veiculados gratuitamente por todas as rádios do País.

Pensando em cada vez mais ampliar a acessibilidade, além do áudio, os conteúdos também podem ser acessados com tradução em Libras e descrição. O material é composto por histórias, entrevistas, curiosidades, músicas e brincadeiras e estão reunidos no site www.deixaqueeuconto.org.br, no canal do YouTube – Deixa Que Eu Conto ou no Spotify.


Sobre o Deixa Que Eu Conto

A iniciativa Deixa Que Eu Conto compreende um conjunto de 206 programas no formato de podcasts para famílias e crianças em idade de frequentar a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Os programas são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura popular em especial do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, destacando a sua fauna, flora, crenças e seus povos tradicionais, além dos programas afro-brasileiros. Agora, une-se à iniciativa os episódios do “Deixa Que Eu Conto – para cada criança”, voltados para a inclusão de crianças com deficiência. 

Fonte: UNICEF Brasil