Seccionais da Undime do Nordeste reafirmam compromisso com Busca Ativa Escolar e Selo UNICEF

Por Busca Ativa Escolar

20.03.2024 | Atualizado: 20.03.2024
Seccionais da Undime do Nordeste reafirmam compromisso com Busca Ativa Escolar e Selo UNICEF

A reunião, realizada durante o Fórum Regional Nordeste dos Dirigentes Municipais de Educação, reforçou a parceria já existente no sentido de engajar os gestores  municipais de educação de todos os municípios da região nas estratégias do UNICEF

Os presidentes e os secretários executivos das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de todos os estados do nordeste reafirmaram o compromisso da instituição com a Busca Ativa Escolar e com o Selo UNICEF, estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Realizada nesta terça-feira, 11, durante o Fórum Regional da Undime, em Aracaju Sergipe, a reunião contou com a presença da oficial de educação do UNICEF, Socorro Araújo, e das representantes do parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) Iris Pimentel e Karine Lima.


Com a chegada da atual edição do Selo UNICEF em sua reta final, reafirmar a parceria já existente com a Undime potencializa a sensibilização dos gestores de educação, uma das políticas públicas envolvidas diretamente nas estratégias Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar.

“As seccionais da Undime possuem grande potencial de mobilização junto aos gestores de educação dos municípios, seja pela credibilidade da instituição, seja pela capilaridade do seu alcance”, destacou Socorro Araújo.

Para a especialista em políticas públicas para o Selo UNICEF no CDJBC, Iris Pimentel, “a ideia é que os gestores de educação se envolvam para que seus municípios consigam realizar as atividades previstas e sejam certificados com o Selo UNICEF, fazendo valer a máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente: colocar crianças e adolescentes como prioridade absoluta em todas as políticas públicas”.

O secretário executivo da Undime Alagoas, José Neilton Nunes Alves, explica que a seccional conta atualmente com uma equipe de quatro pessoas que tem contribuído no sentido de orientar os municípios para a implementação das duas estratégias, juntamente com o parceiro do UNICEF em Alagoas, que é a ASSERTE.

“Essa parceria consegue nos dar o retorno de um trabalho realizado de forma conjunta – Undime e UNICEF – para que possa chegar a cada um dos municípios alagoanos e a todas as crianças e adolescentes do estado. Nosso intuito é fortalecer esta atuação, reforçando o engajamento dos municípios junto às ações prioritárias das duas estratégias para este ano”, destacou o Neilton.

Prazos do Selo UNICEF

Em 30 de junho, encerram-se os prazos para que os municípios cumpram as metas dos Resultados Sistêmicos 1 - Desenvolvimento infantil na primeira infância - e 2 - Educação de qualidade para todos -  que estão diretamente relacionados com a política de educação nos municípios. Entre as metas, está a de rematricular, através da estratégia Busca Ativa Escolar, 40% do número de crianças e adolescentes que constarem como abandono no Censo Escolar de 2022.

Beneficiar pelo menos 30% das crianças matriculadas na Educação Infantil com práticas de qualidade; realizar o INDIQUE em pelo menos 30% das Unidades de Educação Infantil; e beneficiar pelo menos 30% dos estudantes do Ensino Fundamental com atividades de desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC também estão entre as metas.

Além destas, é preciso garantir a participação de profissionais de 30% das Unidades de Educação Infantil e de 30% das escolas de ensino fundamental em atividades formativas ofertadas pelo UNICEF no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para mais informações sobre as metas e prazos, acessar o site do Selo UNICEF: www.selounicef.org.br ou entrar em contato com o parceiro técnico do UNICEF do seu estado.