Projeto Senado aprova levantamento de vagas na educação para crianças de até três anos

Por Agência Senado

11.09.2023
Projeto Senado aprova levantamento de vagas na educação para crianças de até três anos

O Senado aprovou um projeto de lei  que torna obrigatórios o levantamento e a divulgação da demanda por vagas na educação infantil de crianças de até três anos. A verificação deve ser feita pelos municípios e pelo Distrito Federal (esferas responsáveis pela educação infantil), com o apoio dos estados e da União. A sondagem pode ser realizada a partir de busca ativa de crianças a serem matriculadas.

O levantamento também pode cruzar informações de sistemas das áreas de saúde e assistência social, cartórios e outros bancos de dados controlados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.Os critérios devem respeitar aspectos como situação socioeconômica familiar e condição de monoparentalidade das famílias.

No caso de falta de vagas, o projeto sugere a expansão da rede, em cooperação federativa. O objetivo é ajudar na cooperação entre os entes federados e na priorização de repasses do governo Federal para a expansão da rede de ensino, como ressaltou a relatora na Comissão de Assuntos Econômicos, senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins.

A proposição avança ao admitir a busca ativa de crianças em idade escolar e ao estabelecer a necessária interlocução com instâncias que podem fornecer dados e informações de elevada relevância, tais como os sistemas das áreas de saúde e de assistência social, os cartórios e outros bancos de dados controlados pela administração pública.

O relator na Comissão de Educação, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, que apresentou emenda substituindo o condicionamento do repasse de recursos federais ao levantamento da demanda por vagas por parte do Município ou Distrito Federal, por uma regra mais suave, lembrou que a proposta colabora no cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação.

Essa meta propõe, em paralelo à universalização até 2016 da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e a ampliação da oferta de educação infantil em creches, de forma a atender no mínimo 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE, ou seja, até o ano de 2024.

Como foi alterado pelos senadores, o projeto retorna para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.


*Fonte: Agência Senado