Primeiros passos dos/as coordenadores/as operacionais na Busca Ativa Escolar
O trabalho com a estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) requer, a cada início de um novo ano, um planejamento e organização que considere, entre outros aspectos, a intersetorialidade, o papel de cada profissional envolvido e a proatividade. Desafio que pode representar maior dificuldade para as equipes recém-chegadas à BAE, seja porque o município aderiu à estratégia pela primeira vez, seja porque mudaram os profissionais responsáveis pela estratégia.
Para facilitar a compreensão dos recém-chegados, criamos um passo a passo para auxiliar os/as coordenadores/as operacionais, peça-chave para o funcionamento da BAE nos estados e municípios.
Os/as coordenadores/as operacionais são responsáveis por elaborar e acompanhar a execução do plano de ação e a implementação de todas as atividades da Busca Ativa Escolar. É este(a) profissional quem coordena o trabalho da equipe; conduz as reuniões intersetoriais; configura e acompanha a plataforma; e, juntamente com o(a) gestor(a) político(a), realiza as articulações necessárias para a resolução dos casos.
Confira o passo a passo:
Primeiros passos dos/as coordenadores/as operacionais
Passo a passo inicial para o planejamento e execução da BAE
Passo 1: conhecimento das atribuições
Primeiramente, recomenda-se que conheça as atribuições de cada membro da sua equipe. Caso ainda esteja se apropriando desses conceitos, o curso de Coordenador/a Operacional (municipal ou estadual), disponível no AVA, apresenta todas as informações necessárias para a organização dos conhecimentos.
Passo 2: mapeamento de profissionais
Após o curso, identifique as secretarias que podem ser parceiras. Lembre-se: é fundamental contar com o apoio de, pelo menos, mais uma secretaria. Verifique se já existe alguma articulação intersetorial em andamento. Neste estágio, a interlocução com o seu gestor político é essencial.
Passo 3: alinhamento com a equipe
Assim que assecretarias pactuarem sua participação e indicarem seus pontos focais, estabeleça o contato com a equipe que atuará com você. Certifique-se de registrar todas as suas ações. Existem diversas ferramentas para o registro, organização e planejamento do trabalho.
Passo 4: plano de ação
Visite o site da estratégia e confira as publicações disponíveis para a elaboração do seu plano de ação. A Biblioteca reúne os conteúdos para qualquer atividade no âmbito da Busca Ativa Escolar.
Passo 5: utilização da plataforma
Após a estruturação do plano de ação, é o momento de utilizar a plataforma da BAE. Para auxiliar no manuseio da ferramenta, você pode contar com o apoio das Salas de Aprendizagem, do Suporte e dos materiais da biblioteca, como já citado.
