Petrolândia/PE: Decreto 1398/2025 cria o Programa Bora pra Escola
A medida torna a Busca Ativa Escolar uma política pública permanente no município do Sertão de Pernambuco
A Prefeitura Municipal de Petrolândia/PE acaba de criar o Programa Bora pra Escola, por meio do Decreto 1398/2025, publicado este mês, outubro de 2025. Localizado no Sertão de Pernambuco, o município é adeso à Busca Ativa Escolar (BAE) desde 2018. Com o decreto, a estratégia passa a ser uma política pública permanente realizada, de maneira intersetorial, pelas secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura; os conselhos dos Direitos da Mulheres, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar; e demais órgãos e entidades públicas ou parceiras da rede de proteção social.
Segundo a prefeitura, a medida também deve-se ao interesse do município em conquistar o Selo UNICEF 2025 - 2028. A BAE faz parte do Resultado Sistêmico 2, que trata das metas de educação, e aderir à estratégia e alcançar as metas de (re)matrícula são ações obrigatórias para quem quer receber o Selo.
A equipe municipal da BAE em Petrolândia foi responsável por 160 (re)matrículas, desde 2018. A informação consta na plataforma da estratégia.
Barra de Santo Antônio
A Prefeitura de Barra de Santo Antônio/AL, por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e do Conselho Tutelar, realizou este mês, outubro de 2025, encontro com familiares de crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino municipal e beneficiários do Programa Bolsa Família. Ação da equipe municipal da BAE, a reunião visou fortalecer o vínculo entre família e escola e fazer o enfrentamento da evasão e infrequência escolar, garantindo que cada criança e adolescente tenha assegurado o direito fundamental à educação.
De acordo com os organizadores do encontro, o município realiza um trabalho integrado e contínuo de Busca Ativa Escolar, a fim de promover inclusão, cidadania e oportunidades para todos os/as estudantes.
“Educar é transformar vidas. Quando garantimos que nossas crianças estejam na escola, estamos cuidando do presente e construindo o futuro da nossa cidade. Essa é uma prioridade da nossa gestão e um compromisso que assumimos com cada família barrense”, diz Lívia Carla da Silva Alves, prefeita de Barra de Santo Antônio/AL.
Vitória da Conquista
O UNICEF participou do Encontro de Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista/BA, no início de outubro de 2025. O encontro reuniu aproximadamente 350 pessoas, incluindo gestores atuais e futuros candidatos às diretorias das 162 escolas do município. Polímnia Cassimiro, oficial para Educação e Proteção contra Violências, apresentou as duas principais estratégias do UNICEF para estes temas: a Busca Ativa Escolar (BAE) e a estratégia Educação que Protege.
A iniciativa fortalece a gestão das escolas do município, garantindo que os futuros gestores estejam bem-informados e preparados para os desafios da educação, assegurando ambiente adequado e saudável para a permanência e o aprendizado dos estudantes.
Com informações do Blog do Assis Ramalho, do site Cada Minuto e do UNICEF.
