Conheça o passo a passo da implementação da a matrícula de fluxo contínuo
Ao longo de todo o ano, as equipes da Busca Ativa Escolar atuam localmente para identificar e levar de volta para as salas de aula meninos e meninas que haviam sido privados do direito de estudar. Para que a implementação da estratégia seja efetiva e contínua, é fundamental que as escolas estejam prontas para realizar a matrícula desses estudantes oriundos ou não da Busca Ativa Escolar em qualquer momento do ano.
Para mostrar como é simples implementar a matrícula extemporânea, produzimos um passo a passo das principais ações a serem realizadas para garantir o direito a educação de meninos e meninas em qualquer momento do ano letivo.
O material foi produzido tendo como referência a publicação “Matrícula a qualquer tempo: um passo importante para garantir o direito à educação”, elaborada por UNICEF, Undime e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), justamente para apoiar as secretarias e os conselhos municipais de educação na implementação da matrícula de fluxo contínuo. o Guia está disponível no site da Busca Ativa Escolar (www.buscaativaescolar.org.br) juntamente Modelos de Normas Complementares: Resolução do Conselho Municipal de Educação; Portaria de Matrícula e Instrução Normativa.
Resultado de uma Recomendação Técnica da UNCME, o guia orienta conselhos municipais de todo o país para que elaborem normativas que garantam a matrícula durante todo o ano letivo. São passos simples que incluem regulamentação, planejamento e diagnóstico, além da preparação das escolas para acolher os meninos e meninas e divulgação da medida junto à comunidade.
Confira o passo a passo na imagem, salve e compartilhe!