Busca Ativa Escolar promove diálogo e cooperação intersetorial em encontro do Gaep

Por Governo do Estado de Rondônia

28.08.2023
Busca Ativa Escolar promove diálogo e cooperação intersetorial em encontro do Gaep

A Busca Ativa Escolar foi destaque na abertura da 2ª Reunião Presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia – Gaepe/RO. A reunião aconteceu na quarta-feira (23), no auditório do Tribunal de Contas do Estado – TCERO, e contou com a presença de representantes de vários órgãos. Rondônia tornou-se referência na ação e a Secretaria de Estado da Educação – Seduc tem ganhado visibilidade nas estratégias de garantir o retorno dos estudantes para sala de aula.

O programa apareceu como uma das várias ações de articulação, realizadas pelo Gaepe. O êxito se deu em razão de Rondônia ter realizado 100% de adesão ao programa, ou seja, os 52 municípios aderiram ao Busca Ativa e o Estado teve seu papel na coordenação do trabalho. A titular da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini considerou que, “a Seduc abraçou a causa com o objetivo de trabalhar formas de articulações ao enfrentamento da evasão e do abandono escolar em Rondônia, e o resultado é um sucesso. O intuito é expandir ainda mais esta pauta, para assegurar que o projeto continue dando bons frutos”, concluiu.

Os 52 municípios do Estado aderiram ao Busca Ativa

O governador Marcos Rocha destacou o benefício da Busca Ativa Escolar para o Estado. “Na prática, é desafiador ir atrás de crianças e adolescentes que não conseguiram se manter em sala de aula, contudo, a repercussão é satisfatória. O trabalho de sensibilização e mobilização nos municípios garante que o direito à Educação desses jovens seja de fato garantido”, pontuou.

O Gaepe foi criado em 2020, inicialmente para vencer as dificuldades educacionais durante a pandemia da covid-19, que se tornou um órgão permanente, abordando outros temas como educação inclusiva, educação antirracista, transporte escolar, alfabetização na idade certa, entre outros. A governança é coordenada pelo Instituto Articule, em conjunto ao Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa. A reunião foi o segundo encontro presencial, a primeira ocorreu no ano passado. Todavia, quinzenalmente acontecem reuniões virtuais com discussões e encaminhamentos.

Os órgãos que participaram desses encontros são o TCE, Ministério Público do Estado de Rondônia – MPRO, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJRO, Defensoria Pública do Estado, Conselho Estadual de Educação – CEE/RO, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia – Undime, Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – Sintero, entre outros. A Seduc foi representada pelo assessor e técnico de educação, Valmir Souto.

*Fonte: Governo do Estado de Rondônia