Busca Ativa Escolar é pauta de Fóruns Estaduais da Undime

Por Busca Ativa Escolar

08.04.2023 | Atualizado: 11.04.2023
Busca Ativa Escolar é pauta de Fóruns Estaduais da Undime

Representantes da equipe de gestão nacional da Busca Ativa Escolar estão percorrendo o Brasil, durante os Fóruns Estaduais da Undime, a fim de engajar e dialogar com secretários e secretárias municipais e técnicos e técnicas da educação sobre a importância da implementação da estratégia para enfrentar a exclusão e o abandono escolar. 

Somente entre os dias 3 e 6 de abril, a equipe de gestão nacional da estratégia participou dos Fóruns Estaduais das Undimes de Sergipe, Bahia e Espírito Santo. Desde o início do mês de março, as seccionais da Undime vem debatendo com gestores e técnicos da educação pautas fundamentais para a atuação dos dirigentes municipais, fortalecendo o regime de colaboração em busca de uma educação pública de qualidade e equidade. 


Para a especialista em educação do UNICEF e coordenadora da Busca Ativa Escolar, Daniella Rocha, "os fóruns das Undimes são espaços privilegiados de diálogo com os dirigentes municipais de educação, para aprofundar o debate e dirimir dúvidas sobre o desenvolvimento da estratégia, mas sobretudo para sensibilizar estes gestores a fim de potencializar a implementação da Busca Ativa Escolar enquanto parte da política municipal de enfrentamento à exclusão e ao abandono escolar em cada um dos municípios". 

São Paulo, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Espírito Santo já realizaram o evento. No último dia 4 de abril, Daniella esteve no Espírito Santo, estado em que conta com 100% de adesão municipal à Busca Ativa Escolar. Em sua palestra, a representante do UNICEF abordou aspectos como a necessidade de implementação da estratégia a partir da adoção de políticas intersetoriais. 

“Só é possível enfrentar uma problemática complexa como a evasão escolar - que perpassa diversas formas de exclusão e expressões das questões sociais, econômicas e culturais – através do somatório de forças e olhares diversos. Desta forma é que a Busca Ativa Escolar avança e possibilita que mais meninos e meninas que estão fora da sala de aula sejam identificados, (re)matriculados e tenham de volta o direito de acesso e permanência à escola com a aprendizagem garantida”, avalia Daniella. 

Fórum do Espírito Santo

Como tema “Desafios e possibilidades para garantia da Educação pública com qualidade e equidade”, o evento reuniu 260 pessoas entre os dias 3 e 5 de abril em Guarapari (ES). Além da Busca Ativa Escolar, o encontro debateu aspectos como a equidade no acesso ao direito à educação de qualidade; segurança e ambiente escolar; processo de licitação e contratos, financiamento da educação e a nova Lei do FUNDEB, entre outros. 

O evento também marcou a eleição da nova diretoria da Undime/ES para o biênio 2023-2025, que escolheu Vilmar Lugão, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES, como novo presidente e Marcelo Lírio, Dirigente de Educação de Montanha/ES, vice-presidente da seccional. 

Outros encontros

Os próximos Fóruns Estaduais da Undime acontecem em Alagoas, em 12, 13 a 14 de abril, e Tocantins, nos dias 13 e 14 de abril. Confira abaixo a agenda completa dos próximos fóruns Estaduais da Undime.

Amapá- 12, 13 e 14 de abril 
Tocantins- 13 e 14 de abril 
Ceará- 18 a 20 de abril 
Rio Grande do Sul- 25 a 27 de abril 
Paraíba- 26, 27 e 28 de abril
Pernambuco- 26 , 27 e 28 de abril 
Roraima- 4 e 5 maio
Paraná- 16 e 17 de maio
Minas Gerais- 16, 17 e 18 de maio
Amazonas
- 17 e 18 de maio

Pará- 18 e 19 de maio   
Piauí- 
22 e 23 de maio
Alagoas
- 31 de maio a 2 de junho

Goiás- 30 e 31 de maio e 1º de junho 
Rio de Janeiro- 22, 23 e 24 de junho
Acre- 29 e 30 de junho
Maranhão- 26, 27 e 28 de junho