Busca Ativa Escolar é debatida durante reunião do Colegiado Ampliado da Undime

Por Busca Ativa Escolar

29.01.2023 | Atualizado: 29.01.2023
Busca Ativa Escolar é debatida durante reunião do Colegiado Ampliado da Undime

A estratégia Busca Ativa Escolar foi pauta da reunião do Colegiado Ampliado da Undime, realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, em Brasília. Este é o primeiro encontro de 2023 com o grupo que reúne a diretoria executiva nacional, presidentes e vice-presidentes estaduais da instituição.

Durante o evento, Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; Julia Ribeiro, oficial da Área de Educação do UNICEF no Brasil; e Daniela Rocha Magalhães, oficial de Educação do UNICEF no Brasil conversaram com os dirigentes municiais de educação sobre as ações da estratégia previstas para o ano de 2023, a exemplo de mobilização e engajamento, desenvolvimento tecnológico, materiais de apoio e comunicação, apoio técnico aos municípios e ações de advocacy.

O apoio dos gestores municipais de educação – bem como de áreas estratégicas como saúde e assistência social – é fundamental para o sucesso da implementação da Busca Ativa Escolar, já que o principal objetivo da estratégia é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, por meio de ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios.

Além da ferramenta tecnológica, a Busca Ativa Escolar é composta também de uma metodologia social, que ao ser executada estimula o exercício da intersetorialidade nas gestões públicas como forma de incidir com mais efetividade sobre a complexa problemática da exclusão escolar. 

A Busca Ativa Escolar é desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre o encontro

Os dirigentes também debateram o tema Educação Empreendedora, com a participação do Sebrae e tiveram acesso ao relato feito pelos presidente e vice-presidente da Undime sobre as visitas realizadas, na última semana, no Ministério da Educação, nas secretarias de Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro marcou ainda o lançamento do volume 2 do livro da Undime "Educação em movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos".

* Com informações de Undime

*Foto: Undime