TOCANTINÓPOLIS: Busca Ativa Escolar é tema de Formação Continuada

Por Folha do Bico

13.05.2023
TOCANTINÓPOLIS: Busca Ativa Escolar é tema de Formação Continuada

As equipes multiprofissionais das unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, receberam na última quarta-feira, 10, uma Formação Continuada voltada ao fortalecimento do Programa da Busca Ativa Escolar, com direcionamentos para a intensificação da campanha “Fora da Escola Não Pode!”.

Além dos orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos que constituem a equipe multiprofissional das unidades, a formação teve como público-alvo, diretores escolares, dirigentes municipais, membros do Conselho Tutelar e representantes do Ministério Público, do Conselho da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e também, da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis.

Conforme explica o diretor da DRE de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, “O encontro teve como principal objetivo alinhar ações que subsidiem e consolidem o trabalho das Equipes Multiprofissionais, a fim de fortalecer o Programa da Busca Ativa Escolar, por meio do diálogo entre a gestão, docentes, discentes, família e comunidade, buscando sempre envolver a comunidade escolar e humanizar o processo de ensino e aprendizagem”.

Durante a formação, foram realizadas duas palestras, uma abordando o tema, “Evasão Escolar: Causas e Perspectivas para o mecanismo da prevenção à infrequência”, ministrada pelo o 2º promotor de Justiça de Tocantinópolis e promotor de Justiça da Educação, Célem Guimarães Guerra Júnior.  E a outra com o tema: “Apresentação e Reflexão da Proposta de Trabalho da Equipe Multiprofissional das Unidade Escolar”.

A orientadora educacional da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis, Ellenruth Feitosa Costa Guimarães, fala da satisfação em ter participado do encontro. “A formação foi extremamente importante para integrar todos os profissionais dentro dos objetivos da proposta de trabalho. Com certeza um momento necessário e valioso para a troca de experiências e resolução de dúvidas, tendo em vista que é um processo novo dentro da realidade educacional”.

Para a assistente Social do Centro de Ensino Médio Girassol do Tempo Integral e da Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti, de Tocantinópolis, Maria Pereira Marinho, o encontro foi muito esclarecedor. “Agradeço a equipe de apoio e vale ressaltar que todos nós, profissionais, aprendemos muito com todas as explanações e informações durante a capacitação e nosso desejo é de que mais momentos como este possam acontecer”.

De acordo com a psicóloga do Colégio Dom Orione e Escola Estadual G.T.I XV de Novembro, de Tocantinópolis, Jhennifer Fernandes dos Santos, a formação oportunizou o diálogo e a gestão participativa. “Pudemos contribuir com nossas opiniões e tivemos participação ativa nesse evento. Momento rico, de muita troca e aprendizado. Acredito que com trabalho e dedicação da equipe iremos alcançar nossas metas e contribuir ainda mais com o processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz”.

“A formação continuada com a equipe multiprofissional nas unidades escolares desenvolvida pela DRE de Tocantinópolis, nos deu abertura para conhecermos de forma mais abrangente o serviço da tríade, como uma equipe apta para um serviço multidisciplinar e transformador, além de proporcionar um serviço amplo e com o diálogo aberto”, destacou a psicóloga do Colégio Estadual José de Sousa Porto, de Darcinópolis, Vanessa Aires.


* Fonte: Folha do Bico