Retorno presencial das aulas na Escola Municipal Antônio José da Rocha

Por Conviva Educação

15.03.2021
Retorno presencial das aulas na Escola Municipal Antônio José da Rocha

A nossa maior preocupação foi de realizar o retorno presencial das aulas do nono ano, de forma segura e seguindo os protocolos sanitários. Além disso, ofertar atividades escolares de maneira remota, por meio de kits de atividade impressas, para os alunos do primeiro ao oitavo ano. O objetivo era atender 100% dos alunos matriculados, articulando um retorno dessas atividades respondidas, buscando assim, diminuir a evasão e o abandono escolares.

Esse processo de organização de retorno às aulas presenciais é algo complexo e exigiu um cuidado singular, bem como, a participação de outros setores como da saúde e assistência social.

Mesmo a Educação sendo necessária, sendo um instrumento de reconstrução e de transformação do mundo, nesse momento delicado de pandemia, o cuidado com a vida é primordial. Por isso a Secretaria de Educação de Major Sales (RN) organizou o “Protocolo municipal de retorno gradativo às aulas presenciais”, levando em consideração todos os cuidados nas esferas de segurança sanitária, de organização do trabalho pedagógico e administrativo, para que todo o corpo da escola ficasse em segurança ao frequentá-la. Incluindo também o cuidado com as habilidades socioemocionais, ainda mais importantes nesse momento, além de contempladas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O protocolo foi feito com orientação do documento curricular potiguar, da Undime RN, com a ajuda da Vigilância Sanitária local e Conselho Municipal de Educação, observando e respeitando o que diz a Organização Mundial de Saúde (OMS), conversando com os outros setores municipais, além da Saúde e Assistência Social, consultando também pais, professores, alunos e gestores, para que tenhamos sucesso no retorno às aulas e consigamos gradualmente uma rotina de presença de todos que fazem a escola.

As aulas retornaram presencialmente para o nono ano no dia 13 de outubro de 2020. Para garantir a segurança de todos alunos e profissionais, nos reunimos com os pais e responsáveis dos estudantes, explicamos os protocolos de segurança, entregamos um kit para cada aluno, composto por máscara, álcool em gel, protetor facial e garrafa térmica, e pedimos que os pais assinassem um termo acordando o retorno presencial do estudante. No primeiro dia de aula após o retorno, contamos com a Vigilância Sanitária, que apresentou o protocolo e deu orientações aos alunos que haviam retornado.

Entre as medidas de segurança durante o período de aula presencial, fizemos a testagem de alunos e profissionais a cada 15 dias para o vírus, divisão de turmas para as salas de aula terem o devido espaçamento entre os estudantes. Além disso, utilizamos bandejas descartáveis, e fizemos a distribuição de luvas para a merenda, e desinfecção e marcação das cadeiras no transporte escolar, entre outras medidas.

Em 2021, com o agravamento da situação no estado do Rio Grande do Norte, as aulas voltaram a ser não presenciais. Portanto, todos os alunos, do primeiro ao nono ano, se encontram em aulas remotas novamente.

BUSCA ATIVA ESCOLAR

No período de aulas não presenciais, são entregues as atividades impressas, conforme cronograma de entrega e retorno, para que os professores possam fazer as correções e acompanhar a permanência dos estudantes na escola.

Consideramos satisfatório o resultado dessas ações em nosso município. Em março, fizemos um levantamento das atividades desenvolvidas, e dos nossos 972 alunos, apenas 11 não devolveram as atividades do período. Assim, já começamos a realizar a Busca Ativa Escolar, para encontrar esses alunos e garantir que retornem à escola. É uma luta diária. Fizemos constantemente o acompanhamento e cobramos os pais dos estudantes em evasão ou risco de evasão escolar.

Trabalhamos com a Busca Ativa Escolar desde 2015. Como nosso município é pequeno, conhecemos a todos, e temos o controle dos alunos que não retornam e não procuram à escola. Então nesses casos, utilizamos a Busca Ativa Escolar, em conjunto com o Conselho Tutelar, CRAS e Secretaria de Saúde e Assistência.

A estratégia contribui muito nos a combate à evasão escolar no município.

CONVIVA

O Conviva contribui na reformulação do calendário escolar, o que facilita nosso planejamento, com muita praticidade. Também preenchemos o Memorial de Gestão, importação do Censo Escolar e Plano de Ação.

Os documentos e as videoconferências sobre retorno presencial nos ajudaram com orientações de como retornar em nosso município.

O Conviva comporta tudo que precisamos e ainda podemos acessar de qualquer lugar, basta ter um computador ou celular.

RESULTADOS

Como resultado, notamos a credibilidade dos pais no processo de retorno das aulas presenciais, foi muito satisfatório pois achávamos que não teríamos esse apoio. A Escola Municipal Antônio José da Rocha foi pioneira no retorno presencial no estado a retornar em 2020.

Confiantes em uma gestão articulada, partimos da premissa de contextualização de possíveis cenários e medidas adotadas a nível local, revisando e alterando todas as possíveis ações, a fim de formular estratégias que antecipem e garantam, efetivamente, a real consistência e adesão às ações planejadas.

Procuramos fazer isso em articulação com todos os setores do município, pois isolado não se consegue fazer muito. Agora, estamos nos organizando para o início do período letivo de 2021, que a princípio deve continuar no formato de ensino híbrido.

Fonte: Esse texto foi publicado na plataforma Conviva Educação, por Magna De Brito de Major Sales/RN
https://bit.ly/390bez5