Prêmio “Estratégias de equidade no enfrentamento à evasão escolar: implicações da covid-19 para a permanência na educação básica” recebe inscrições até 31 de março
Serão premiadas até três práticas realizadas pela gestão educacional (secretarias municipais e estaduais de educação e diretorias regionais de ensino), gestão escolar e estudantes
O Geledés Instituto da Mulher Negra, organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros, em parceria com o Instituto Unibanco, lançou o “I Prêmio Estratégias de equidade no enfrentamento à evasão escolar: implicações da covid-19 para a permanência na educação básica”. A iniciativa irá mapear as boas práticas de enfrentamento à evasão escolar realizadas por secretarias de educação, escolas e organizações estudantis, recorte de raça/gênero/território/deficiências realizadas em diferentes regiões do país.
O edital foi lançado no dia 7 de fevereiro e está aberto para inscrições até 31 de março, podendo ser acessado pelo link (https://www.geledes.org.br/prorrogamos-o-prazo-para-as-inscricoes-no-i-premio-estrategias-de-equidade-no-enfrentamento-a-evasao-escolar-implicacoes-da-covid-19-para-a-permanencia-na-educacao-basica/#edital). Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.
As boas práticas de equidade no enfrentamento à evasão escolar inscritas deverão contemplar um ou mais recortes: cor/raça, gênero, territórios, deficiências e povos e/ou comunidades tradicionais. Podem participar gestores educacionais, gestores escolares e representações estudantis, conforme as seguintes categorias e eixos:
Gestão educacional (secretarias municipais e estaduais de educação e diretorias regionais de ensino) - as ações podem ser inscritas nos seguintes eixos temáticos:
Monitoramento de indicadores educacionais;
Orientação e acompanhamento das escolas;
Metodologias de busca ativa.
Gestão escolar (Escolas) - as ações podem ser inscritas nos seguintes eixos temáticos:
Monitoramentos da evasão escolar;
Estratégia de busca ativa;
Comunicação com as famílias;
Acompanhamento de estudantes.
Organizações estudantis - as ações podem ser inscritas nos seguintes eixos temáticos:
Comunicação entre pares;
Acolhimento e apoio aos estudantes.
Premiação
Serão contempladas até três iniciativas em cada categoria, com as seguintes premiações:
- Gestão educacional: Certificação de Secretaria Promotora de estratégias de enfrentamento à evasão escolar.
- Gestão escolar: Kit multimídia (projetor, computador, tela, caixa de som e microfone).
- Coletivos e/ou organizações estudantis: Kit rádio escolar (computador, mesa de som, fone de ouvido, caixa de som, microfone e cabos).
Cronograma
1) Período de inscrições: 7 de fevereiro a 31 de março de 2022
2) Divulgação da triagem das propostas que atendem ao objetivo do prêmio: 15 de abril de 2022
3) Análise das propostas pelo Comitê de Avaliação: 16 de abril a 15 de junho de 2022
4) Divulgação das propostas contempladas: 20 de junho de 2022
A organização do prêmio informa que todas as iniciativas consideradas exitosas, ainda que não sejam contempladas com os prêmios, serão incluídas no banco de boas práticas de equidade no enfrentamento à evasão escolar e em outros materiais elaborados para fortalecer o enfrentamento à evasão escolar e inspirar outras ações que visem a reversão das desigualdades na educação. A divulgação das ações será realizada atribuindo o devido crédito e reconhecimento às organizações que implementaram as propostas.
Leia o edital e inscreva sua secretaria, escola ou organização estudantil. Em caso de dúvidas ou necessidade de outras informações, entre em contato por meio do e-mail formulario@geledes.org.br.
Fonte: Portal Geledés