Prefeitura do Recife, UNICEF e Asserte discutem planejamento da BAE para 2024

Por Asserte

31.01.2024 | Atualizado: 31.01.2024
Prefeitura do Recife, UNICEF e Asserte discutem planejamento da BAE para 2024

Na último dia 18, quinta-feira, a coordenação da Busca Ativa Escolar do Recife e as equipes da Asserte e UNICEF reuniram-se para a elaboração do planejamento da BAE para o ano de 2024. O encontro foi uma oportunidade para debater as estratégias para o fortalecimento da iniciativa no Recife ao longo do ano.

O plano de ação da BAE Recife foi uma das pautas da reunião. Conforme a coordenação da BAE, o documento segue aguardando análise do jurídico para publicação no Diário Oficial. Quatro eixos estratégicos foram propostos para nortear as ações em 2024: Formação Continuada, Fortalecimento Intersetorial, Fortalecimento da Relação com a Comunidade Escolar e Gestão de dados e Monitoramento da Plataforma.

Na área de formação continuada, espera-se apresentar um cronograma com cursos para equipe da BAE e para a rede, com a integração de cursos da Educação que Protege, criação de um boletim informativo para gestores e a utilização dos grupos de WhatsApp para divulgar os cursos.

Para o fortalecimento intersetorial, foram destacadas as estratégias que estão sendo desenvolvidas para potencializar a divulgação dos programas da UASE nas escolas, reuniões semanais para Estudo de Caso com os Técnicos Verificadores e Supervisores Institucionais, encontro mensal do Comitê Gestor, além da sugestão de integrar os programas da UASE com a pauta da Lei de Escuta Protegida. Já para o fortalecimento da relação com a comunidade escolar, foram sugeridas a apresentação de programas para novos professores concursados e a implementação de estratégias como visitas conjuntas nas escolas, eventos com o Bolsa Família e encontros com diretores das escolas credenciadas.

Ainda foram abordadas questões relacionadas à gestão de dados e monitoramento da plataforma. Neste quesito, há propostas de criação de formulário para técnicos verificadores e de um calendário de reuniões quinzenais/mensais para monitoramento (Asserte – BAE Recife).

Como encaminhamentos, ficou estabelecida uma reunião entre a equipe da BAE e Asserte em 30 de janeiro, às 9h, para finalizar o planejamento, discutir a pauta do comitê e criar o formulário. Além disso, está prevista uma reunião de integração entre Agenda Cidade UNICEF e Programas da UASE no dia 16 de março, às 9h, e a realização das reuniões do Comitê Intersetorial de Recife toda última quinta-feira do mês, às 13h (Asserte-UNICEF) e às 14h (Comitê) para garantir a continuidade e o sucesso das iniciativas planejadas.

Texto / Foto: Asserte