Nota técnica traz orientações sobre aleitamento materno no ambiente escolar e alimentação complementar adequada e saudável

Por FNDE

02.08.2022
Nota técnica traz orientações sobre aleitamento materno no ambiente escolar e alimentação complementar adequada e saudável

O leite materno é o principal alimento das crianças nos primeiros anos de vida. Proporciona os nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento físico e mental, além de trazer imunidade aos pequenos. Para ampliar a conscientização sobre a importância da amamentação e reforçar que a escola também é lugar de oferecer o leite materno aos bebês, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou uma nota técnica sobre aleitamento materno e alimentação saudável para crianças de creches (até 36 meses de idade), no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A inclusão do documento no portal eletrônico do FNDE marca ainda o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022, que começa nesta segunda-feira, 1º de agosto. A nota técnica apresenta sugestões e recomendações sobre o aleitamento materno até dois anos ou mais no ambiente escolar e a oferta de uma alimentação complementar adequada e saudável a partir dos seis meses de idade.

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, os primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Uma alimentação adequada e saudável nesta fase impacta positivamente para formação de hábitos saudáveis, além da manutenção da saúde ao longo de toda a vida do indivíduo.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que o leite materno seja ofertado até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até o sexto mês de vida da criança. Ao completar seis meses, deve-se introduzir a alimentação complementar adequada e saudável, com a continuidade do aleitamento materno.

Neste sentido, para orientar mães, professores, gestores escolares, merendeiras, entre outros atores envolvidos com a alimentação nas creches públicas, a nota técnica do PNAE traz instruções sobre a extração, o armazenamento e o transporte do leite materno. Também apresenta recomendações para a oferta desse alimento no ambiente escolar, além de orientações sobre alimentação complementar saudável após os seis meses de idade.

Para mais informações sobre aleitamento materno no ambiente escolar e alimentação saudável para crianças de creches, confira aqui a íntegra da nota técnica no portal eletrônico do FNDE.

Fonte: FNDE/Foto: reprodução site FNDE