No Dia da Educação, mobilização debate prioridades na agenda de estudantes e educadores no Brasil

Por Futura

26.04.2022
No Dia da Educação, mobilização debate prioridades na agenda de estudantes e educadores no Brasil

A data será marcada com o encontro online “Classes Abertas”, no YouTube do Canal Futura, das 17h às 19h


No Dia da Educação, 28 de abril, a quarta edição da mobilização Dia da Educação #Nem1PraTrás, promovida pela Fundação Roberto Marinho e uma aliança estratégica de parceiros, reúne quase 200 instituições para mobilizar a sociedade sobre os desafios mais urgentes da educação no país. Este ano, o foco são as ações de mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19, como enfrentamento da evasão escolar, superação das lacunas de aprendizagem, ações de acolhimento e promoção da inclusão e fluência digital.

A data será marcada com o encontro online “Classes Abertas”, no YouTube do Canal Futura, das 17h às 19h, que reunirá especialistas para debater um tema alinhado às expectativas de profissionais de educação, estudantes, familiares, gestores, especialistas e organizações: “O que é prioridade na agenda da educação no Brasil?”.

O debate vai contar com a participação de Lucinei Tavoni Bueno, diretora de escola em São Paulo e especialista em gestão escolar; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Manoel Santana, professor da rede estadual da Paraíba e de Pernambuco; Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação; e Waldete Tristão, escritora e especialista em gestão na educação infantil e relações raciais.

Diante de um cenário desafiador, o “Classes Abertas” vai promover um momento de escuta e compartilhamento de experiências e evidências que possam impactar positivamente no desenvolvimento e avanço das políticas públicas prioritárias para a Educação básica no Brasil. “Para estimular o debate sobre as prioridades da educação no país, é fundamental promover encontros que contribuam para uma visão sistêmica e transversal das agendas estratégicas da educação no Brasil, a partir dos dados, experiências e soluções concretas”, ressalta João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

A mediação do debate ficará a cargo da jornalista Carolina Malvão, do Canal Futura. Inaugurando novo formato no Classes Abertas, a jornalista vai dividir o estúdio com Rosana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que vai contribuir com sua perspectiva sobre educação no Brasil e trazer as perguntas de quem participa do encontro via redes sociais.

Dia da Educação

Encontro Classes Abertas. Tema: “O que é prioridade na agenda da educação no Brasil?”
Onde: youtube.com/canalfutura
Quando: 28 de abril (quinta-feira), das 17h às 19h

Fonte: Futura