Mês da Busca Ativa Escolar: Irauçuba (CE) mobiliza população para que nenhuma criança fique fora da escola

Por Comunicação

20.05.2025
Mês da Busca Ativa Escolar: Irauçuba (CE) mobiliza população para que nenhuma criança fique fora da escola

Esta semana e na próxima ocorrem passeatas em cinco distritos do município cearense, com a participação de alunos, professores, famílias e lideranças locais; na foto, equipe municipal da BAE realizando ações dentro das escolas

Em Irauçuba (CE) – localizada a cerca de 150 km da capital Fortaleza –, a população está toda mobilizada, a fim de identificar meninos e meninas fora da escola. Durante todo o mês de maio de 2025, a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove o “Mês da Busca Ativa Escolar”, com várias ações, como visitas domiciliares e passeatas nos distritos, além de campanha digital. 

As passeatas ocorrem, esta semana e na próxima, nos seguintes distritos de Irauçuba: em Campinas (22 de maio); Coité (23 de maio); Missi (26 de maio); Juá (27 de maio); e na sede municipal (28 de maio). Participam das caminhadas alunos, professores, famílias e lideranças locais, contando com um material preparado especialmente para a ocasião. A SME produziu cartazes, faixas, músicas e até falas públicas de lideranças e autoridades locais para as passeatas.  

De acordo com a secretária municipal da Educação, Alexsandra Braga, o objetivo da mobilização é garantir que nenhum estudante fique fora da escola, fortalecendo o direito à educação e enfrentando, de forma concreta, o abandono e a evasão escolar. “Inclusive, estamos mapeando as crianças de 0 a 3 anos para que 100% dos nossos alunos estejam matriculados. A nossa meta é nenhuma criança, adolescente e até jovens e adultos fique fora da escola”, afirma ainda Alexsandra Braga.  



Postagem nas redes sociais


Parte da equipe municipal da BAE em Irauçuba (CE)


As visitas domiciliares são realizadas pelas equipes das escolas, gestores, diretores de turma e articuladores da Busca Ativa Escolar. Esse time está priorizando os casos já  identificados como risco de abandono. Para a secretária de Educação, essas visitas funcionam como momentos importantes de escuta, acolhimento e construção de soluções junto às famílias. “Em Irauçuba, a educação é prioridade. Cada criança, adolescente, jovem ou adulto importa — e a gente vai até onde for preciso para garantir que estejam onde devem estar: aprendendo”, diz.

Na internet, a SME compartilha diariamente cards informativos nas redes sociais da própria secretaria e das escolas, trazendo dados, mensagens de incentivo e orientações para a comunidade escolar. O engajamento digital tem alcançado centenas de visualizações e compartilhamentos, ampliando o alcance da mensagem da campanha. “Estamos totalmente focados na Busca Ativa Escolar este mês, visitando casas e trabalhando a intersetorialização em parceria com a Saúde, os psicólogos e assistentes sociais do nosso município”, conta a responsável pela SME.

A rede municipal de Irauçuba conta 27 escolas, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde atualmente estudam 5.183 alunos e alunas. 


Equipe da SME de Irauçuba (CE) mobilizada no Mês da Busca Ativa Escolar