Itapuã do Oeste (RO) institui a Busca Ativa Escolar como política pública no município

Por Busca Ativa Escolar

16.07.2021
Itapuã do Oeste (RO) institui a Busca Ativa Escolar como política pública no município

Estratégia foi formalizada por meio de um decreto emitido pelo prefeito

Visando fortalecer a estratégia no município, Itapuã do Oeste, em Rondônia, formalizou a Busca Ativa Escolar como política pública. A formalização foi feita por meio de um decreto, emitido pelo prefeito Moises Garcia Cavalheiro, em abril desse ano.

Segundo Thaís Moura Costa do Nascimento, pedagoga da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e Supervisora Institucional da estratégia no município, a ideia de promulgação do decreto vinha sendo planejada desde 2020, a fim de consolidar a Busca Ativa Escolar no município e conferir mais transparência ao trabalho realizado. “Criamos uma comissão da Busca Ativa Escolar no município, com o objetivo de atender as estratégias do Plano Municipal de Educação (PME) aqui em Itapuã do Oeste”.  A secretaria está trabalhando com o intuito de atingir as metas estabelecidas no PME, sendo uma delas, manter o vínculo escolar de crianças e adolescentes. “O nosso objetivo é, por meio da ação que estamos desenvolvendo neste ano, não ter nenhuma criança fora da escola”, explica.

Após a criação da comissão, a equipe da Busca Ativa Escolar, formada por profissionais da educação, assistência social e saúde, se reuniram diversas vezes para discutir sobre a elaboração do decreto e conseguir colocá-lo em prática. Todo o processo levou cerca de 2 meses, entrando em vigor no dia 14 de abril desse ano. “Para realizar o decreto foram feitas muitas conversas em nossa equipe, tivemos muito diálogo. Então a primeira coisa a se fazer é criar um grupo engajado para colocar o decreto em prática”, conta Thaís.

Segundo a supervisora, a formalização da estratégia trouxe resultados positivos para o município. “Após a instituição do decreto as pessoas têm nos olhado com mais afetividade, têm aceitado melhor. Os pais de crianças e adolescentes fora da escola estão aceitando melhor o nosso trabalho, pois agora transmitimos mais credibilidade”.

Mas não para por aí. Após instituir a estratégia como política pública no município, Thaís explica que o próximo objetivo é formalizar o Plano de Ação da Busca Ativa Escolar, por meio de um documento elaborado de forma intersetorial, em parceria com as secretarias de educação, assistência e saúde.

Além disso, Thaís destaca o papel da sociedade no enfrentamento ao abandono escolar. “Nós trabalhamos muito com a mobilização da sociedade, que sempre nos avisa quando há algum estudante que não está frequentando a escola. Não queremos crianças fora da escola, estamos fazendo o máximo de ações. Atualmente temos 83 estudantes que não estão estudando, mas o intuito é não deixar nenhum fora da escola. Acredito que o decreto vai ajudar a trazer todos de volta para estudar e não apenas estar matriculados sem interesse nas atividades”.