Governo do Piauí adota a Busca Ativa Escolar como estratégia de enfrentamento à evasão escolar

Por Comunicação

06.05.2025 | Atualizado: 06.05.2025
Governo do Piauí adota a Busca Ativa Escolar como estratégia de enfrentamento à evasão escolar

A SEDUC/PI acaba de determinar a execução da BAE em toda rede de ensino estadual e, em janeiro, criou o Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar; na foto, participantes do ‘1º Seminário Estadual do Projeto Busca Ativa Escolar’, que discutiu estratégias eficazes para identificar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola

O governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI), trabalha desde a adesão, em novembro de 2023, para implementar a Busca Ativa Escolar (BAE) como estratégia de enfrentamento à evasão e o abandono escolar no estado. O governo estadual adotou várias medidas para que a BAE seja aplicada em toda a sua rede de ensino e tenha repercussões intersetoriais.

“Tendo todo o êxito no uso da plataforma, vamos conseguir trazer esses estudantes de volta para a escola ou impedir que eles saiam, e assim garantir mais equidade não só na composição do nosso alunado, como também nos resultados que eles vão obter em uma escola que garante cada vez mais qualidade e oportunidades”, afirmou o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira Filho, durante o ‘1º Seminário Estadual do Projeto Busca Ativa Escolar’. “Resultados educacionais são, sobretudo, resultados de vida para esses estudantes”, ressalta.

A medida mais recente é a nota técnica da SECUC/PI com o objetivo de orientar a execução da estratégia Busca Ativa Escolar em todas as unidades escolares da rede estadual – ensino regular e técnico-profissional –, a partir de maio de 2025. Publicado no final de abril de 2025, o documento visa não só combater a evasão e a exclusão escolar e assegurar o direito de aprender a todos os estudantes do estado, como dar suporte à implementação e ao fortalecimento do Programa Pé de Meia, incentivo financeiro-educacional para estudantes do ensino médio público permanecerem e concluírem essa etapa dos estudos. 

“Queremos garantir não apenas o acesso da criança à escola, mas também a qualidade e a permanência”, comenta a primeira-dama do estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles. 



Washington Bandeira Filho, secretário estadual de Educação do Piauí


Isabel Fonteles, primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí


De acordo com a nota técnica, a partir de maio, toda a rede de ensino estadual piauiense deve utilizar a metodologia social e a ferramenta tecnológica desenvolvidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para realizar a busca ativa de estudantes fora da sala de aula. 

“A meta é alcançar 98% de permanência dos estudantes matriculados na escola e, principalmente, fortalecer o regime de colaboração para apoiar os municípios na adesão”, conta Rosa Maria Vilanova, coordenadora operacional da BAE no Piauí.

O documento traz ainda orientações com relação ao controle de frequência escolar, parcerias e articulações intersetoriais e o acompanhamento pedagógico dos casos registrados na plataforma Busca Ativa Escolar. Define ainda os perfis e as atribuições dos profissionais envolvidos na estratégia em nível estadual.

“Todas as gerências regionais aderiram (ao uso da plataforma), bem como cadastramos o supervisor de ensino da rede estadual em todos os municípios para o trabalho com as escolas da rede estadual”, detalha a coordenadora operacional.


Visita da equipe do UNICEF à equipe da BAE no Piauí


Reunião do Comitê Gestor Estadual da BAE no estado


Comitê

Em janeiro de 2025, foi criado o Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, por meio da portaria SEDUC-PI/GSE Nº 27/2025. O grupo tem a finalidade de acompanhar a implementação, sistematização e execução dos trabalhos relacionados à Busca Ativa Escolar no Estado do Piauí, bem como propor ações de apoio e articulação em âmbito estadual.

Compõem o Comitê representantes da SEDUC/PI; das secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), da Saúde (SESAPI) e de Inclusão e Diversidade (SEID); da Coordenadoria Estadual da Juventude (COJUV); do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI); do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PI); da Undime; do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI);  e de grupos indígenas e quilombolas.

Todas essas ações foram precedidas pelo ‘1º Seminário Estadual do Projeto Busca Ativa Escolar’, evento realizado em novembro de 2024 pela SEDUC/PI em parceria com o UNICEF. O encontro, que reuniu cerca de 120 pessoas, foi destinado para os gestores educacionais e discutiu estratégias eficazes para identificar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola. 

O seminário contou com a participação da primeira-dama e do secretário estadual de Educação, do chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza (CE), Rui Aguiar, e da oficial de Educação do UNICEF e membro da coordenação nacional da BAE Daniella Rocha.

Com informações da SEDUC/PI e do perfil de Washington Bandeira Filho no Instagram.
Fotos: SEDUC/PI