Gestão nacional se reúne para validar novo guia da Busca Ativa Escolar

Por Busca Ativa Escolar

08.04.2022 | Atualizado: 11.04.2022
Gestão nacional se reúne para validar novo guia da Busca Ativa Escolar

O material traz a importância da atuação em rede para contribuir na garantia de direitos de crianças e adolescentes

Representantes da Gestão Nacional da Busca Ativa Escolar se reuniram na última quinta-feira (07), em Brasília (DF), para validar o novo guia “Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede”, que será lançado em maio e disponibilizado na Biblioteca da estratégia.

 O guia visa debater o papel dos(as) profissionais e atores sociais da rede de garantia de direitos e de que forma cada um(a) deles(as) pode contribuir para garantir o retorno à escola, a permanência e a aprendizagem de meninas e meninos no Brasil, fortalecendo, assim, suas trajetórias escolares. 

O material contem três capítulos que abordam o cenário da exclusão escolar no Brasil, a força da atuação em rede pelo direito à educação e como as diferentes políticas públicas podem se integrar às etapas da Busca Ativa Escolar. O guia apresenta os benefícios da atuação em rede e de que forma a intersetorialidade, que é o ponto-chave da estratégia, pode potencializar e otimizar a atuação de todos(as) e contribuir para a garantia dos direitos de cada uma das crianças e adolescentes.

Participaram da reunião Renata Meireles e Vilmar Klemann, da Área de Projetos da Undime; Daniella Rocha, Oficial de educação do UNICEF Brasil e coordenadora nacional da Busca Ativa Escolar; Júlia Ribeiro, oficial de educação do UNICEF Brasil; Danielle Aranha, Oficial de educação do UNICEF Brasil - UNV; Marcela Alvarenga de Moraes, membro da secretaria executiva do Conasems; Valdiosmar Vieira Santos, vice-presidente do Congemas e  Dirigente Municipal de Educação de Lagarto (SE); e Andreia Peres, da Cross Content, agência responsável pela produção do guia.

 Biblioteca Busca Ativa Escolar

A Biblioteca contém os principais conteúdos formativos desenvolvidos no contexto da estratégia. A seção traz diversos temas, baseados nos módulos dos cursos autoinstrucionais Busca Ativa Escolar Na Prática, que contextualizam a questão da exclusão escolar, apresentam os objetivos da metodologia, o funcionamento da plataforma e o fluxo de trabalho da estratégia. Também estão disponíveis para download, materiais de apoio com orientações e informações úteis para a implementação nos estados e municípios.