Gestão eleita para o biênio 2025/2027 da Undime reafirma o compromisso com a Busca Ativa Escolar

Por Comunicação

16.12.2025
Gestão eleita para o biênio 2025/2027 da Undime reafirma o compromisso com a Busca Ativa Escolar

Em mais um vídeo do “Busca Ativa Escolar em Pílulas”, os Dirigentes Municipais de Educação destacaram o sucesso da parceria entre a Undime e o UNICEF no enfrentamento do abandono, evasão e exclusão escolar no Brasil

Os presidentes nacional e regionais da Undime (gestão 2025/2027) reafirmaram o compromisso dos Dirigentes Municipais de Educação (DME) com a estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), em vídeo divulgado pela gestão nacional da BAE nesta terça-feira, dia 16 de dezembro de 2025. Na edição #44 do “Busca Ativa Escolar em Pílulas”, os DMEs também destacaram o sucesso da parceria entre a Undime e o UNICEF no enfrentamento do abandono, evasão e exclusão escolar no Brasil. 

O presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia, lembrou do momento de criação da estratégia, do qual fez parte, e comemorou uma das conquistas mais importantes da Busca Ativa Escolar: mais de 311 mil crianças e adolescentes dentro da sala de aula, graças ao trabalho das equipes nacional, estaduais e municipais da BAE. Para ele, “dificilmente, a estratégia teria chegado onde chegou sem essa união de potências”.

 “Esse número representa uma cidade de médio para grande porte introduzida na escola. Mais do que simplesmente (re)matriculados, são crianças e adolescentes acompanhados e olhados”, avaliou o presidente da Undime. “Busca Ativa Escolar é uma contribuição muito grande da Undime e do UNICEF para que a gente garanta avanços nos níveis de equidade [do Brasil]”, acrescentou.

📽️ Assista agora ao “Busca Ativa Escolar em Pílulas” - #44: 



BAE nas regiões do Brasil

O presidente da Região Nordeste da Undime e DME de Goianinha/RN, Petrúcio Ferreira, disse que ao resgatar crianças e adolescentes fora da escola, estespassam a contar com um ambiente seguro para se desenvolver. “É o nosso compromisso resgatar, cada vez mais, crianças e adolescentes para o ambiente escolar, para que eles consigam ser homens e mulheres em uma sociedade do futuro e capazes de enfrentar todas as adversidades”, afirmou Petrúcio. 

A presidente da Região Norte e DME de Santa Luzia D’Oeste/RO, Luslarlene Fiamett, apontou que “a BAE é essencial para o avanço da educação no Brasil”, enquanto o presidente da Região Sudeste e DME de Mirabela/MG, Jônatas Rêgo, ressaltou o papel da intersetorialidade na garantia do direito à educação. “Precisamos do empenho e do esforço de todos os gestores, de toda a comunidade escolar, de todos os prefeitos e secretários”, frisou.   

Já os presidentes da Região Centro-Oeste, Eduardo Silva (DME de Canarana/MT), e da Região Sul, Marcia Aparecida Baldini (DME de Cascavel/PR), falaram do compromisso da Undime com a inclusão na escola das crianças e adolescentes em situação de abandono, evasão e exclusão escolar. 

“[Queremos] trazê-los para a rede de ensino e, além disso, mantê-los para que consigam desenvolver habilidades ao longo de toda a vida”, disse Silva. 

“Junto com a Busca Ativa Escolar queremos fazer com que toda criança tenha o seu direito [à educação] assegurado. Toda criança precisa estar na escola”, afirmou Márcia Aparecida.