Faça a importação da planilha de estudantes não localizados do Educacenso

Por Busca Ativa Escolar

02.09.2022
Faça a importação da planilha de estudantes não localizados do Educacenso

Para otimizar a Busca Ativa Escolar a partir dos dados gerados anualmente pelo Censo Escolar, é possível fazer a importação da planilha de estudantes não localizados do Educacenso - Inep para a plataforma. Com isso, as crianças e adolescentes que estavam registradas no Censo Escolar de um ano e não constam no censo do ano subsequente, também se tornarão público alvo da Busca Ativa Escolar.

As informações sobre evasão escolar obtidos via Educacenso serão importados diretamente para a plataforma como alertas pendentes, os quais deverão ser aceitos pelo(a) supervisor(a) institucional. Essas informações são muito importantes e, no caso da evasão escolar, é estratégico agir rápido, uma vez que quanto mais tempo estes meninos e meninas estiverem fora da escola, mais difícil é o retorno.

Neste ano, o Inep alterou a maneira de acessar a planilha nominal de estudantes com idades entre 4 a 17 anos, matriculados em um ano e não localizados em nenhuma escola do Brasil no ano subsequente. Então se o seu município ainda não solicitou a planilha, veja as orientações abaixo:

Agora o(a) dirigente municipal ou estadual de educação deverá enviar uma solicitação da planilha por email, junto com o termo de compromisso e responsabilidade, assinado e digitalizado, para o e-mail censo.escolar@inep.gov.br.


É simples. Veja o passo a passo:

1) O(a) dirigente deve enviar a solicitação oficial à Coordenação Geral do Censo da Educação Básica do Inep, acompanhada do Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade, para o e-mail censo.escolar@inep.gov.br; 
2)  Os documentos devem ser enviados apenas de forma digital, salvos em formato PDF;
3)  Após o envio, aguardar o retorno da Coordenação Geral do Censo, por e-mail.

Baixe aqui o Termo de compromisso e responsabilidade.

Veja abaixo algumas orientações caso o seu município não tenha conseguido finalizar a importação:

- Todas as planilhas importadas até o dia 26/08 e que mostravam erro ou fila foram concluídas;

- Após status 'concluído', se os alertas não apareceram na plataforma do(a) coordenador(a) operacional, ou supervisor(a) operacional, na Aba Alertas – Alertas Pendentes – os usuários devem entrar em contato com o suporte;

- Se o seu município tem mais de 10 alertas duplicados, o(a) coordenador(a) operacional precisa fazer uma lista e encaminhar para o suporte para que os alertas duplicados sejam excluídos.

Saiba mais no vídeo da série Busca Ativa Escolar em pílulas sobre Planilha Educacenso.

Diversas formas de identificação de quem está fora da escola

Mas destacamos que a planilha Educacenso não é a única forma para identificar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono escolar. É preciso combinar uma série de estratégias para alcançar meninas e meninos que mais precisam, dentre elas:

Os(as) agentes comunitários(as), durante suas atividades junto às famílias nos territórios, podem identificar crianças e adolescentes fora da escola e emitir alertas. Essa é a forma mais eficiente de localizar aqueles mais invisíveis e excluídos da política pública.

Cruzar e utilizar dados de outras políticas, como BPC na escola, CadÚnico, dados da saúde e até mesmo dos cartórios, que informam quantas crianças nasceram em determinado período e que, portanto, deveriam estar na escola.

Escolas podem fazer um levantamento de estudantes que não frequentam as aulas há mais de três semanas e que possuem perfil de vulnerabilidade. Estes estudantes podem ser inseridos no fluxo da Busca Ativa Escolar para prevenção do risco de abandono escolar.

Há muitas formas de identificar quem está fora da escola. Para isso, é importante que haja uma articulação intersetorial entre educação, saúde, assistência social, conselho tutelar e demais órgãos, a fim de realmente alcançar quem está fora do sistema educacional, bem como quem está dentro, mas corre o risco de sair.