Estratégia Busca Ativa Escolar reúne parceiros da iniciativa, em Brasília

Por Undime

30.03.2023
Estratégia Busca Ativa Escolar reúne parceiros da iniciativa, em Brasília

Nos dias 28 e 29 de março foi realizada um reunião técnica dos parceiros da Busca Ativa Escolar. O encontro aconteceu no escritório do Unicef, em Brasília, e teve como pauta principal discutir o enfrentamento da exclusão escolar interseccionada pela violência contra crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a instituição foi representada por Alessio Costa Lima, vice-presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE; Maria Elza da Silva, Dirigente de Educação de Bonito/PE; Djalma Barros, vice-presidente da Undime/AL e Dirigente de Educação de Feliz Deserto/AL; Maria Edineide de Almeida Batista, coordenadora institucional; e Renata Dias, coordenadora de projetos.

Além da Undime, participam representantes do Congemas, Conasems, Avante, Rede Não Bata Eduque, Luta pela Paz e Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças. A reunião foi coordenada pela Oficial do UNICEF da área de Educação, Mônica Pinto.

Na manhã desta terça-feira (28), Alessio e Elza participaram de um momento de diálogo institucional sobre as estratégias implementadas em parceria pelas organizações convidadas. Ambos apresentaram as ações da Undime para o combate à exclusão, a exemplo do trabalho da estratégia Busca Ativa Escolar, e destacaram a necessidade de um planejamento intersetorial junto às áreas de educação, assistência social e saúde.

O encontro procurou gerar discussões para aperfeiçoar estratégias que favoreçam o diálogo e articulação entre essas três áreas (Educação, Saúde e Assistência Social) para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Para Alessio, o trabalho integrado das três áreas otimiza tanto os recursos humanos quanto financeiros e tempo. "Ademais, potencializa e fortalece a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes e os resultados a serem alcançados”. Contudo, reconhece que a intersetorialidade é um desafio a ser superado, haja vista a falta da cultura na gestão pública de ações e políticas integradas.


*Fonte: Undime