Educação de Chapadão do Sul se reuniu para alinhamento sobre Programa “Busca Ativa Escolar”

Por Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Cultura de Chapadão do Sul

04.12.2023
Educação de Chapadão do Sul se reuniu para alinhamento sobre Programa “Busca Ativa Escolar”
Realizado na manhã da última quarta-feira, 29, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fez uma reunião de alinhamento do programa Busca Ativa Escolar, que tem como objetivo acompanhar casos de alunos, de 4 a 17 anos (idade escolar obrigatória) que não estão rematriculados, e os que estão matriculados, porém correm risco de evasão escolar.

O risco de evasão se dá em todos os anos escolares, uma vez que os fatores que levam a criança a faltar na escola podem ser variados, e o acompanhamento é imprescindível. Por isso, a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) desenvolveu um organograma de atuação que inicia pelo acompanhamento de alunos com faltas nas escolas e CEI’S.  Identificada essa situação, os pais e/ou responsáveis são informados. Quando não há sucesso na busca, os casos são encaminhados à SEMEC por meio de formulário próprio com o relato da situação e o registro das informações pertinentes. O caso é acompanhado pela coordenação pedagógica da Secretaria ( Educação Infantil / Anos Iniciais e Finas do Ensino Fundamental)  e pela Assistente Social ( com visitas e acompanhamentos). Quando o caso persiste e o aluno não retorna para a escola nas buscas realizadas, o caso é encaminhado para os órgãos competentes que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura busca garantir o direito das crianças e dos adolescentes de serem matriculados e frequentarem o ambiente escolar, o que é preconizado na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Cultura de Chapadão do Sul