Dia da Escola: UNICEF lança série de histórias curtas em áudio, gratuitas, para crianças

Por UNICEF Brasil

22.03.2022
Dia da Escola: UNICEF lança série de histórias curtas em áudio, gratuitas, para crianças

Programas têm entre 5 e 15 minutos e fazem parte da iniciativa Deixa Que Eu Conto, que já possui mais de 200 programas, em formato podcast, voltados para crianças


Em comemoração ao Dia da Escola – celebrado nacionalmente em 15 de março –, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança, amanhã, uma série de 115 podcasts para crianças com histórias, brincadeiras e entrevistas com durações entre 5 e 15 minutos. Os conteúdos em áudio, disponíveis no YouTube e no Spotify, fazem parte do Deixa Que Eu Conto, iniciativa do UNICEF que leva histórias, brincadeiras, curiosidades e atividades a crianças, famílias e educadores, via rádio e internet.

O Deixa Que Eu Conto é voltado para crianças que estão em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). A iniciativa já conta com temporadas de episódios sobre a Amazônia, afro-brasileiros e de inclusão de crianças com deficiência (com descrição e tradução em Libras), com duração de 30 minutos.

Agora, o “Deixa Que Eu Conto Curtinhos” traz uma versão reduzida dos programas, que podem ser utilizados facilmente nas experiências pedagógicas em sala de aula, em casa e veiculadas gratuitamente em espaços de rádios de todo o Brasil. Todos os programas estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e contribuem para a garantia dos direitos de aprendizagem, apoiando a qualidade da educação ofertada durante a pandemia.

“O Deixa que Eu Conto é uma ferramenta para profissionais da educação infantil e famílias, que incentiva a aprendizagem cotidiana de forma lúdica. Agora, a nova versão curta dos programas traz temas essenciais como a reflexão sobre a inclusão; saberes da Amazônia e afro-brasileiros; e programas com histórias e brincadeiras – tudo isso em até 15 minutos, para promover essas vivências dentro da sala de aula ou em casa”, explica Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil.

O material completo para rádios, escolas e famílias pode ser acessado para download no site deixaqueeuconto.org.br, ou para ouvir no canal do YouTube – Deixa Que Eu Conto ou no Spotify.

Sobre o Deixa Que Eu Conto
A iniciativa Deixa Que Eu Conto compreende um conjunto de 321 programas no formato de podcasts (115 Curtinhos e 206 mais longos) para famílias e crianças em idade de frequentar a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Os programas são apresentados por artistas populares, cantores e contadores de histórias e trazem músicas, brincadeiras, atividades e histórias inspiradas na cultura popular em especial do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, destacando a sua fauna, flora, crenças e seus povos tradicionais, além dos programas afro-brasileiros. Em dezembro de 2021 foram lançados os episódios do “Deixa Que Eu Conto – para cada criança”, voltados para a inclusão de crianças com deficiência. Agora, unem-se à iniciativa os episódios de curta duração.