Curralinho (PA): encontro “Café com Agente” aborda a Busca Ativa Escolar e capacita profissionais no enfrentamento à evasão escolar

A capacitação foi destinada para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e trabalhou a atuação estratégica desses profissionais em situações em que crianças e adolescentes estão em risco de evasão escolar
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) das zonas urbana e rural de Curralinho (PA) – município localizado a 9 horas da capital Belém de barco – participaram, no final de junho de 2025, de capacitação sobre a estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), no último encontro do “Café com Agente”.
A capacitação ocorre uma vez por mês, sempre abordando um tema diferente. Na última edição, o objetivo foi apresentar a metodologia da Busca Ativa Escolar e compartilhar dados atualizados sobre o abandono e a infrequência escolar na cidade paraense, que atualmente monitora 935 casos de estudantes em situação de risco de evasão.
Durante o encontro, os participantes foram orientados sobre o papel estratégico que desempenham em campo: ao identificarem crianças e adolescentes fora da escola, os agentes devem realizar o registro do alerta, seja diretamente na plataforma ou por meio do formulário manual. Esses alertas são posteriormente acompanhados pelas equipes técnicas da Educação, Saúde e Assistência Social, que atuam de forma articulada para garantir o retorno e a permanência dos alunos nas salas de aula.
SEMED Itinerante
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Curralinho intensificou, também no mês de junho, a atuação da Busca Ativa Escolar nas comunidades da zona rural, por meio da iniciativa SEMED Itinerante. A equipe da BAE realizou visitas recentes às escolas Portugal, Vista Alegre e São Luiz, localizadas no rio Guajará.
Durante a ação, foram realizadas reuniões com barqueiros, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, ouvindo os relatos e dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar das comunidades ribeirinhas. O foco principal foi identificar estudantes em risco de evasão escolar, mapear os desafios do transporte e promover estratégias concretas de (re)matrícula e permanência dos alunos na escola.
Além disso, foi feito um levantamento sobre a frequência escolar dos alunos, discutidas as causas de infrequência e orientada a utilização dos formulários da Busca Ativa Escolar, tanto no formato digital quanto manual, visando o registro e o acompanhamento eficaz de casos.
No mês de abril, a SEMED realizou o I Encontro da Busca Ativa Escolar 2025–2028, que além de apresentar os resultados obtidos na gestão municipal 2021–2024, também construiu o plano de ações do ciclo 2025–2028 e fomentou o diálogo entre os atores envolvidos na estratégia localmente, visando a continuidade e o aprimoramento das ações de enfrentamento à exclusão escolar no município.
SEMED Itinerante: a equipe da BAE realizou visitas às escolas Portugal, Vista Alegre e São Luiz, localizadas no rio Guajará
Com informações e fotos da SEMED.