Consórcio Nordeste firma compromisso com UNICEF para garantir direitos de crianças e adolescentes
Uma das prioridades do pacto firmado diz respeito à adesão e fortalecimento da estratégia Busca Ativa Escolar em toda região nordeste
O representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, se reuniu, na última segunda-feira, 10 de julho, com João Azevêdo, governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, para a assinatura de um memorando de entendimento entre o UNICEF e o Consórcio.
O memorando tem como foco a união de esforços para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Nordeste brasileiro. Além do governador da Paraíba, estavam presentes Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte; Priscila Krase, vice-governadora de Pernambuco; e Themístocles de Sampaio Pereira Filho, vice-governador do Piauí.
O Nordeste é um dos territórios prioritários de atuação do UNICEF no Brasil. O UNICEF está presente na região por meio de duas estratégias principais. A primeira é o Selo UNICEF, voltado a apoiar municípios da Amazônia e do Semiárido na melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes. A edição atual do Selo UNICEF conta com a participação de 2.024 municípios, sendo 1.347 deles na região semiárida. A segunda é a #AgendaCidadeUNICEF, que abrange territórios vulneráveis de oito capitais, incluindo três do Nordeste: Recife, Salvador e Fortaleza.
Com o memorando de entendimento assinado nesta segunda-feira, o UNICEF reafirma seu compromisso de apoiar tecnicamente os estados e municípios do Nordeste para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. E o Consórcio Nordeste reafirma seu compromisso de mobilizar os municípios nordestinos para que se mantenham no Selo UNICEF, a mobilizar estados e municípios do Nordeste a aderir às estratégias do UNICEF de Busca Ativa Escola (BAE) e Busca Ativa Vacinal (BAV), indo atrás de cada criança ou adolescente que está fora da escola, e de crianças que não receberam a imunização de rotina, e tomando as medidas necessárias para que os direitos delas e deles sejam garantidos.
“Estamos juntos, por meio do Selo UNICEF e da #AgendaCidadeUNICEF, nesse esforço conjunto pelos direitos das crianças e dos adolescentes do Nordeste, com um foco particular na imunização, na busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, e na recuperação da aprendizagem, e no fortalecimento de programas de proteção social”, disse Youssouf Abdel-Jelil.
“O futuro que será gerado a partir desse memorando vai mudar a vida de muitas crianças, porque poderemos criar e ampliar políticas públicas a partir de uma base de dados mais sólida e consistente. Nós já desenvolvemos diversas ações voltadas para as crianças e os adolescentes, a exemplo de programas de alfabetização na idade certa, de imunização, de construção de creches e de segurança alimentar, e vamos fortalecer esses programas para garantir os direitos e um futuro melhor e com mais oportunidades para todos. O Consórcio Nordeste tem se notabilizado pela unidade entre os estados e pelo compartilhamento de boas práticas e é isso que vamos fazer também para atender esse segmento da sociedade que merece o nosso olhar atento”, frisou o governador João Azevêdo.
* Fonte: UNICEF