Colegiado Ampliado da Undime discute resultados da Busca Ativa Escolar na educação brasileira

Por Comunicação

10.12.2025 | Atualizado: 10.12.2025
Colegiado Ampliado da Undime discute resultados da Busca Ativa Escolar na educação brasileira

Os dados da estratégia foram apresentados na última reunião presencial do grupo este ano, realizada no Rio de Janeiro. Na foto, Mônica Pinto (à esq.), do UNICEF; Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime; Júlia Ribeiro, do UNICEF; e Renata Dias e Vilmar Klemann, da Undime (à dir.).

Os resultados, desafios e impactos da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) na educação brasileira foram objeto de debate do Colegiado Ampliado da Undime (gestão 2025/2027), na sua última reunião presencial de 2025. O encontro reuniu no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 8 de dezembro de 2025, dirigentes municipais de Educação que integram a diretoria executiva nacional, o conselho fiscal, as presidências e vice-presidências estaduais e coordenadores institucionais das 26 seccionais da Undime.

Foram convidadas para o encontro Mônica Dias, chefe de Educação do UNICEF Brasil, e Júlia Ribeiro, especialista de Educação do UNICEF Brasil, que apresentaram as principais ações que a instituição vem desenvolvendo com o objetivo de promover o direito à educação no país, os principais achados obtidos na avaliação da Busca Ativa Escolar, realizada recentemente, e as inovações previstas para 2026. Além disso, as convidadas trataram sobre educação socioambiental e preparação para emergências climáticas; avanços da conectividade das escolas; proteção contra violências e fortalecimento da rede de proteção; educação inclusiva e tecnologias acessíveis; atualização dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, entre outros. 



Mônica Pinto (esq.) e Júlia Ribeiro (dir.) apresentaram os resultados da Busca Ativa Escolar 

Articuladores da estratégia nos estados de Alagoas, Pará e Pernambuco também falaram sobre o seu trabalho para mobilizar os municípios, que resultou na readesão à BAE da totalidade deles e na reafirmação de seu compromisso com o acesso e permanência na escola e a aprendizagem de crianças e adolescentes.

Os participantes discutiram ainda estratégias de mobilização dos municípios que ainda não aderiram à Busca Ativa Escolar; e receberam informes, por estado, com os números de (re)matrículas, alertas e casos atendidos pelas equipes estaduais e municipais da BAE. 


Com informações da Undime.