Caucaia alcança meta da estratégia Busca Ativa Escolar

Por Prefeitura Municipal de Caucaia

28.02.2023
Caucaia alcança meta da estratégia Busca Ativa Escolar

O município cearense de Caucaia atingiu a primeira meta de (re)matrícula dos estudantes prevista pelo Selo UNICEF.

O Busca Ativa Escolar prevê o monitoramento dos estudantes que não estão oficialmente na rede educacional. A comissão do Selo UNICEF, através da Secretaria de Educação, implementa estratégias para identificar os estudantes em idade escolar que não estão matriculados, ou se encontram em outra rede educacional. Os números iniciais previam que 1639 crianças e estudantes estavam nessa situação. A última medição seria realizada em 31 de março de 2023 e previa a (re)matrícula de 657 estudantes. Porém, essa meta já foi alcançada pela equipe responsável ainda no mês de fevereiro.

"Atribuímos a conquista dessa primeira meta ao trabalho realizado de forma intersetorial, como orienta o Selo UNICEF e preconiza a LEI No 3.369, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar no Município de Caucaia. É extremamente gratificante promover e acompanhar o retorno da criança e ou adolescente à escola, assegurando assim o direito à educação de qualidade. Fora da Escola Não Pode", disse Andréa Herculano, Mobilizadora do Selo UNICEF na Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Cláudia Diniz, coordenadora operacional do Programa, agora a equipe vai se concentrar e acompanhar os alunos buscados, e monitorar possíveis casos de abandonos eminentes. "Agora vamos acompanhar os alunos que entraram nessa fase por meio de observações que acontecem ao longo do ano, para termos a certeza de que os alunos, depois que retornaram à escola, permanecem efetivamente. Outro passo importante é iniciar a segunda fase da edição, que se dá através do mapeamento de possíveis novos casos de risco de abandono ou evasão, identificando as causas para encaminhar os estudantes de volta à escola, após inicia-se um novo ciclo de 04 observações desses novos casos", relata.

"Parabenizo à coordenação da Busca Ativa Escolar em Caucaia, através da coordenadora Cláudia Diniz, e também em nome da mobilizadora da Educação, Andrea Herculano, e a todos os profissionais que fazem a Secretaria Municipal de Educação. Essa conquista é uma conquista da Prefeitura de Caucaia, e ela comprova o compromisso da atual gestão no combate à evasão escolar e na rematrícula de crianças e adolescentes que estavam evadidos, garantindo o acesso à educação e à escola", finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caucaia