Cabedelo (PB) atinge meta de rematrículas da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF

Por Prefeitura Municipal de Cabedelo

07.06.2023
Cabedelo (PB) atinge meta de rematrículas da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF

Cabedelo conseguiu atingir a meta de rematrículas estabelecida pelo Selo UNICEF. Isso é o que demonstram os números da primeira medição mostrada pela plataforma da organização, pelos quais o município atingiu 100% da meta de rematrículas, reconduzindo, assim, 93 alunos às salas de aula.

Para atingir esse resultado, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), juntamente com Secretarias parceiras, utilizou-se das estratégias da Busca Ativa Escolar, uma ferramenta que visa promover o contato direto das equipes com as famílias para identificar crianças e jovens que estejam fora da escola ou em situação de evasão escolar.

“A Busca Ativa é uma estratégia que visa garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes, assim como busca contribuir para a redução da evasão escolar em nosso município e para a ampliação do acesso à educação. Nessa primeira medição, atingimos a meta estipulada pelo UNICEF, conseguindo reconduzir um número significativo de crianças de volta à escola. Tudo isso, graças aos esforços mútuos das equipes que fazem a Seduc, por meio do comitê gestor da iniciativa, e de parceiras importantes, como a Secretaria de Assistência”, explicou a secretária de educação, Priscila Rezende.

A Busca Ativa Escolar é adotada por muitos municípios para garantir que todas as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentando regularmente a escola. Trata-se de uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios para que possam monitorar os índices de evasão e atuar para reduzi-los.

A iniciativa foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e se destina a apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

* Fonte: Prefeitura Municipal de Cabedelo