Busca Ativa Escolar tem dois novos cursos EAD

Por Busca Ativa Escolar

27.04.2023 | Atualizado: 28.04.2023
Busca Ativa Escolar tem dois novos cursos EAD

“Crises e emergências” e “Rede de proteção” são os temas abordados nas duas novas formações, que já estão disponíveis no EAD “Busca Ativa Escolar na prática”

Já estão abertas as inscrições para os novos cursos “Busca Ativa Escolar e rede de proteção” e “Busca Ativa Escolar em crises e emergências”. As formações estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNICEF Brasil. Para se inscrever, basta criar uma conta no AVA.

Autoformativos, os dois novos cursos são inteiramente online, gratuitos e disponibilizam certificado de participação para os(as) cursistas que, ao final, realizarem todas as atividades, responderem à avaliação e acertarem 60% das respostas.

O que os dois cursos têm em comum? Ambos apontam para a intersetorialidade como elemento central na prevenção e enfrentamento a violações de direitos, seja em situações de agudização de crise ou emergência, seja em contextos de privação do direito à educação como consequência das vulnerabilidades sociais e violências a que, infelizmente, meninos e meninas são submetidos.

Para além de um ambiente de aprendizagem, a  escola é também um espaço de proteção onde crianças e adolescentes podem acessar uma série de outros direitos.  Ao implementar ações numa abordagem integrada, considerando a perspectiva de uma educação que protege, e implementando a estratégia Busca Ativa Escolar, as gestões escolares municipais e estaduais podem contribuir para identificar casos de violações que poderão ser atendidos por meio da rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes existente em cada município e estado", destaca Júlia Ribeiro, Oficial de Educação do UNICEF.

Busca Ativa Escolar em crises e emergências

Voltado para integrantes das equipes municipais e estaduais da Busca Ativa Escolar , o curso oferece orientações para que, mesmo em cenários de calamidade pública, toda criança e adolescente esteja na escola, protegida e aprendendo.  

Apesar de ter iniciado partindo da experiência relacionada à pandemia de covid-19, o curso Busca Ativa Escolar em crises e emergências traz conteúdos que vão muito além do tema. Ele aborda situações como catástrofes naturais, problemas de segurança pública e outros que afetem o dia a dia das populações nos municípios.

Composta por três módulos, a trilha formativa aborda de forma didática e direta temas como o diálogo intersetorial, o trabalho de campo e traz ainda orientações para o acolhimento e o cuidado nas escolas, desde informações sobre saúde física e mental, até a abordagem dos estudantes em situações de crise e emergências.

Para aprofundar ainda mais o estudo sobre crises e emergências, é possível acessar o Guia específico sobre o assunto, disponível no site da Busca Ativa Escolar.

Busca Ativa Escolar e rede de proteção

O propósito do segundo curso, que conta com cinco módulos, é trazer subsídios para que equipes da Busca Ativa Escolar de estados e municípios contribuam para que toda criança e adolescente esteja na escola e aprenda, de forma que o país avance na garantia do direito à educação como estratégia de proteção à vida e de prevenção de violências.

Este percurso foi desenvolvido a partir do guia “Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede”, lançado em março deste ano, e apresenta o papel de cada um(a) dos(as) profissionais e atores sociais da rede de garantia de direitos e de que forma cada um(a) deles(as) pode contribuir para assegurar o retorno, a permanência e a aprendizagem de meninas e meninos no Brasil, fortalecendo, assim, suas trajetórias escolares.

O contexto da exclusão social no Brasil, a importância do trabalho em rede, a estrutura e o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes - incluindo a compreensão de quem são os atores que compõem esta rede – são alguns dos temas presentes no curso.

Quem decide percorrer esta trilha formativa também aprenderá sobre o fluxo do atendimento de crianças e adolescentes, formas de articulação e como cada política pode contribuir para a permanência de crianças e adolescentes na escola, além de entender, na prática como atuar diante de situações de violações de direitos em cada uma das etapas – desde o alerta, passando pela pesquisa, até a gestão dos casos.

Para aprofundar ainda mais o estudo sobre a educação que protege, acesse o material no site da Busca Ativa Escolar. 

Busca Ativa Escolar na Prática e o AVA UNICEF

O AVA UNICEF é um ambiente virtual de aprendizagem que conta com uma série de outros cursos e materiais sobre temáticas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes.

O EAD Busca Ativa Escolar na prática também está disponível no AVA do UNICEF desde o início de março. Quem iniciou a formação pela plataforma anterior (Google  Classroom) não precisa migrar imediatamente para o AVA, porém, tem até 30 de junho para concluir o curso na plataforma antiga.