Busca Ativa Escolar pelo Brasil: campanha conscientiza estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso sobre a frequência escolar

Por Comunicação da BAE

22.07.2025 | Atualizado: 22.07.2025
Busca Ativa Escolar pelo Brasil: campanha conscientiza estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso sobre a frequência escolar

Nesta semana, também registramos curso sobre a estratégia em Candeias do Jamari (RO) e reunião de planejamento da equipe municipal da BAE em Caxias (MA)

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza, no dia 24 de julho, em Candeias do Jamari (RO), o curso Orientação para Implementação do Método de Controle Busca Ativa Escolar. A ação é coordenada pela Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE-RO, e ocorrerá nos períodos da manhã e da tarde.  

O objetivo é capacitar agentes públicos municipais e estaduais para a implementação da Busca Ativa Escolar, com foco no combate à evasão escolar e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O público-alvo inclui profissionais da Educação, Saúde, Assistência social, conselheiros tutelares, membros de comitês municipais e demais agentes públicos envolvidos com a política educacional. 

A aula será ministrada por Elizabeth Colaço Vilarim, coordenadora operacional  estadual da BAE em Rondônia.

Campanha de prevenção à evasão escolar 

Com a volta às aulas no dia 22 de julho de 2025, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc MT) está reforçando a campanha "Sua Presença Vale Muito", uma iniciativa estratégica do programa "Nenhum Estudante a Menos", focado na prevenção do abandono e da evasão escolar na rede estadual e na garantia da permanência dos alunos em sala de aula. A ação é coordenada pela equipe estadual da Busca Ativa Escolar (BAE), em colaboração com as diretorias regionais de educação. 

A campanha é tradicionalmente realizada entre o segundo e o terceiro bimestre, período crítico marcado por maior risco de infrequência. O objetivo é conscientizar alunos, familiares e responsáveis sobre a importância da frequência escolar e do engajamento nas atividades pedagógicas. A iniciativa visa ainda identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão e o engajamento da comunidade escolar.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a campanha busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação. "Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós", ressalta.


Planejamento

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SMECT), realizou no dia 19 de julho reunião de planejamento estratégico para fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar no município. O encontro foi realizado no auditório da SMECT e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, além de outros órgãos da administração municipal, que também integram o esforço intersetorial para manter os estudantes na escola e reintegrar aqueles que estão fora da sala de aula.

“A Busca Ativa é este esforço de toda a nossa equipe para resgatar as crianças que não estão na escola. Lugar de criança é na escola. Com isso, vamos proporcionar que os alunos tenham um ambiente acolhedor, o fardamento, a merenda de qualidade e os melhores professores. Além de irmos ao encontro das famílias, as famílias também podem ir às escolas mais próximas, ou virem aqui na Educação também”, explica Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas, definidas metas e realizado o alinhamento de responsabilidades de cada secretaria envolvida, reforçando a importância do trabalho colaborativo. “Para que a gente garanta a presença do aluno na escola, o assistente social faz este vínculo da família com a escola, para evitar a evasão. E, no caso de evasão, o assistente social colabora levando a família até a escola, e garantindo a proteção desses alunos”, destaca Marilene Moraes, coordenadora do Plantão Socioeducacional.

A união das secretarias municipais é fundamental para enfrentar os múltiplos fatores que afastam as crianças e adolescentes da escola, como problemas de saúde, vulnerabilidade social e falta de acesso a serviços básicos. “A Busca Ativa Escolar vai se intensificar ainda mais. Nós queremos alunos alfabetizados, alunos com pensamento crítico. Então, fora da escola eles não vão ter isso. A orientação é que os professores e gestores façam a busca ativa”, ressalta Alexsandra Maciel, secretária adjunta de ensino.


Com informações da Prefeitura de Caxias, Seduc MT e TCE-RO.