Busca Ativa Escolar no 20º Fórum Nacional da Undime

UNICEF e Undime distribuíram 2,5mil camisetas com o lema do Fora da Escola, Não Pode!; os participantes do evento ainda receberam cartilha com recomendações para a utilização da BAE no fortalecimento da Educação Infantil
O lema “Fora da Escola, Não Pode!” dominou o Centro de Convenções Salvador, na capital baiana, local onde ocorre o 20º Fórum Nacional da Undime até o dia 30 de julho de 2025. O UNICEF e a Undime distribuíram 2,5 mil camisetas – uma para cada participante do evento – com slogan estampado, no primeiro e segundo dia de fórum, dias 27 e 28 de julho de 2025, respectivamente. Os dirigentes municipais e profissionais de Educação usaram a camiseta para fazer a foto oficial da plenária, que foi realizada no segundo dia do 20º Fórum.
Os participantes do encontro da educação municipal receberam ainda, no dia 28 de julho de 2025, a publicação “Busca Ativa Escolar na Educação Infantil - Fora da Pré-Escola, não pode!”.
Embora a matrícula em creches não seja obrigatória, o acesso à Educação Infantil para os bebês e crianças bem pequenas de 0 a 3 anos é um direito garantido por lei e fundamental para o desenvolvimento integral. Inclusive, o Plano Nacional de Educação (PNE) previa a inclusão de 50% dos bebês nas creches até 2024.
Atualmente, quase 7 milhões de crianças nessa faixa etária estão fora da creche (60% do total), representando o maior grupo dentro da análise nacional da PNAD Contínua. O país está abaixo da meta do PNE e para alcançá-la, seria preciso aumentar 1,2 milhão de matrículas em creche.
BAE na Educação Infantil
De acordo com a publicação, a Busca Ativa Escolar tem apoiado os municípios na oferta de vagas na Educação Infantil. Avaliação da estratégia realizada junto às equipes estaduais e municipais mostra que, antes da adesão dos municípios à BAE, 31,4% contavam com políticas ou programas voltados ao enfrentamento da exclusão escolar e, destes, somente 25,9% contemplavam crianças de 0 a 3 anos (creche) e 48,1% crianças entre 4 e 5 anos (pré-escola). Após a adesão dos municípios à estratégia, 69,2% afirmam ter ampliado suas ações de enfrentamento à exclusão escolar para incluir crianças de 0 a 3 anos.
A avaliação demonstra que a Busca Ativa Escolar contribuiu para que a Educação Infantil fosse priorizada em termos de planejamento e de atendimento, apesar de haver desafios de operacionalização.
A publicação também apresenta recomendações para o fortalecimento da Educação Infantil nos estados e municípios, como a identificação das lacunas de atendimento da creche e da pré-escola; e a inclusão do setor responsável pela Educação Infantil das secretarias de Educação na composição do Comitê Gestor da BAE, bem como dos setores responsáveis pelas políticas para a primeira infância das secretarias de saúde e de assistência social para o estabelecimento de uma política mais intersetorial e integrada.
Baixe a publicação agora e saiba como a Busca Ativa Escolar pode apoiar o seu estado ou município na ampliação da creche e pré-escola.