Busca Ativa Escolar de Eusébio comemora 5 anos de atuação e serviços

Por Prefeitura de Eusébio

07.12.2023
Busca Ativa Escolar de Eusébio comemora 5 anos de atuação e serviços

O Busca Ativa Escolar de Eusébio comemorou nesta terça-feira (5) seus 5 anos de implantação. O serviço é uma iniciativa do Selo Unicef e é realizado em parceria com a Prefeitura de Eusébio, com a intenção de reduzir a evasão escolar no município. Ao longo desses cinco anos, a equipe do Busca Ativa Escolar (BAE) realizou 2938 atendimentos domiciliares.

O foco do BAE é nenhum aluno fora da escola. Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), coordenadora do Departamento do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação destaca o serviço do Busca Ativa. “Nosso trabalho de Busca Ativa é imprescindível para sensibilizarmos os familiares sobre a importância de ter crianças e adolescentes dentro da escola, na sala de aula estudando. Evitando o abandono aos estudos. Além disso, o trabalho do BAE não é realizado sozinho. Temos equipe e parceiros que se unem em busca dos alunos para contermos a evasão escolar na cidade”, destacou.

Durante a solenidade de comemoração, os alunos da Escola Josefa Sá cantaram o Hino Nacional e o Hino municipal. A equipe do Busca Ativa Escolar é responsável por realizar um acompanhamento de frequência escolar como forma de prevenção para que os alunos não abandonem a sala de aula.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, pontua que “Nós vemos aqui no Eusébio as secretarias trabalhando unidas. Por isso hoje, no momento de Educação, posso dizer para a secretaria de Saúde, representada pela Nelci para combinar com as escolas para fazer uma busca de carteiras de vacinação e ver quais estão faltando e repassar para mim para montarmos um Mutirão e fazer a Busca Ativa Vacinal (BAV). Mas, quero parabenizar a essa equipe que faz um trabalho brilhante na BAE. Depois do programa “Nenhum a menos”, nós continuamos com a Busca Ativa Escolar e nós fizemos uma busca ativa direta daquelas crianças e adolescentes com problemas graves. Digo para vocês aqui, que a nossa maior vitória será quando não tiver mais evasão escolar na nossa cidade”, pontuou.

A Busca Ativa Escolar de Eusébio é composta por: Júlio César Costa Alexandre, secretário de Educação de Eusébio, Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), coordenadora operacional da BAE, Norbério Terceiro, supervisor institucional, e os técnicos verificadores: Aldemir Garcia, Luciana Santos, Larisse Alves, Ila Maria e Paula Alcântara.

Fonte: Prefeitura de Eusébio
Foto: Jully Lioba