Belém do Piauí realiza mobilização em prol da Busca Ativa Escolar

Por Cidades na Net, com edição da Busca Ativa Escolar

15.02.2024 | Atualizado: 15.02.2024
Belém do Piauí realiza mobilização em prol da Busca Ativa Escolar

Com o intuito de intensificar a estratégia da Busca Ativa Escolar, o município de Belém do Piauí promoveu mais uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e o Conselho Tutelar.

A Busca Ativa Escolar articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica que permite a identificação e o retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência desse estudante em sala de aula.

Na manhã da sexta-feira, 09 de fevereiro, foram desenvolvidas ações no intuito de mobilizar, localizar e reinserir educandos no âmbito escolar, buscando garantir que nenhum deles seja deixado para trás e sim, receba o apoio e incentivo necessário, para permanecer na escola.



Inicialmente, aconteceu uma concentração em frente à Secretaria Municipal de Educação, em seguida foi realizada uma caminhada de mobilização em prol da Busca Ativa Escolar pelas principais ruas da cidade.



A iniciativa reúne esforços dos setores de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, com o objetivo de resgatar crianças que estão fora da escola e acompanhar aquelas em risco de abandono estudantil.

De volta à Secretaria de Educação, os participantes envolvidos nas ações, foram divididos em equipes, quando visitaram residências na cidade e na zona rural, buscando localizar crianças e adolescentes que estejam fora da escola, para reinseri-los no âmbito escolar.

A secretária Cláudia Ribeiro, disse que o programa Busca Ativa Escolar tem como foco principal a extinção da evasão escolar, buscando garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade, acrescentando que a caminhada de mobilização foi organizada com o intuito de conscientizar a população sobre  a importância desse trabalho e convocar todos a se engajarem na causa.

Também se pronunciaram os secretários de Saúde, Nil Boeiro, de Assistência Social, Anaías Carvalho, Edson Ribeiro, da Cultura, o coordenador Jairo Dias, a diretora da Escola Monte Sinai Elidalva Oliveira e a professora Brena Reis, que frisaram a necessidade de garantir a presença de todas as crianças na escola.

Texto: Odaliana Carvalho Veloso, do portal Cidade na Net, com edição da Busca Ativa Escolar
Fotos: Cidades na Net