Agentes comunitários/as: profissionais essenciais para a Busca Ativa Escolar

Saiba mais sobre o curso virtual que apoia os/as agentes comunitários/as no processo de identificação de crianças e adolescentes fora da escola
Os/as agentes comunitários/as são cruciais para o sucesso da estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE). Esses profissionais dão início ao processo de identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, sendo responsável pela emissão de alertas, na plataforma, sobre as situações mapeadas.
Os/as profissionais que exercem a função de Agente Comunitário são, em geral, escolhidos por terem um conhecimento significativo do território em que vão atuar – inclusive, os aspectos socioculturais e econômicos –, além de ter um bom relacionamento com a comunidade. O/a agente comunitário pode ser: profissional da Administração Pública ou de organizações da sociedade civil, como liderança comunitária ou religiosa; agente de saúde; agente de endemias; visitador(a) do Programa Criança Feliz; assistente social do CRAS ou CREAS; profissional de escola, entre outros.
Será que os/as agentes comunitários da sua equipe sabem sobre a importância e o quanto o seu trabalho é necessário?
Para destacar a importância e potência desse/a profissional para a estratégia, o UNICEF, a Undime e seus parceiros criaram o curso virtual Busca Ativa Escolar na Prática - Agente Comunitário/a, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A capacitação online é assíncrona e repleta de conteúdos que vão qualificar ainda mais a atuação desse/a profissional tão crucial para o desenvolvimento da BAE. Entre os conteúdos abordados, estão abordagem familiar, causas da exclusão escolar e compromisso com a Busca Ativa Escolar, entre outros.
Organizado em sete módulos, o curso se encaixa perfeitamente na rotina dos/as profissionais da estratégia nos estados e municípios. Basta escolher o melhor horário e fazer a formação no seu próprio tempo! Ao final, estará ainda mais preparado para desempenhar suas funções e receberá uma certificação do UNICEF.
Coordenador/a operacional, incentive sua equipe de campo, na figura dos/as Agentes Comunitários/as, a realizar o curso!
Com colaboração da equipe EAD.