Undime realiza nova fase da pesquisa que identifica ações das redes municipais de educação na pandemia

Por Undime

16.06.2021
Undime realiza nova fase da pesquisa que identifica ações das redes municipais de educação na pandemia

Estudo tem o objetivo de subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas

Desde o início da pandemia de covid-19, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) tem aprofundado estudos para entender como as redes municipais de educação têm se organizado na realização das atividades escolares e obter diagnósticos para a tomada de decisões por parte de gestores educacionais.

Assim como ocorreu em 2020 e tem se repetido no ano de 2021, educação básica pública passa por inúmeros desafios, devido às mudanças impostas pelo enfrentamento à pandemia. Os municípios necessitam se preparar para colocar em prática a implementação de protocolos sanitários e de segurança; elaboração e aplicação de protocolos pedagógicos; investimentos em infraestrutura; capacitação dos profissionais da educação com atividades pedagógicas locais e em regime de colaboração.

A pesquisa “Planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021” pretende mapear ações, estratégias e dificuldades das redes municipais de eduação com o objetivo subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas da área. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O novo questionário referente à quinta onda foi enviado às seccionais da Undime em cada estado. As respostas são online e deve ser feitas pelo dirigente de educação, o adjunto ou representante da Secretaria Municipal de Educação do dia 15 até o dia 30 de junho de 2021.

Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime entre em contato com a Undime de seu estado.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, explica que a quinta fase da pesquisa irá apurar questões acerca do enfrentamento da segunda e de uma possível terceira onda da pandemia; em que estágio se encontra a vacinação dos profissionais de educação nos municípios; se existe uma previsão para o retorno das atividades híbridas e/ou presenciais; como está sendo feita a estratégia de busca ativa escolar de estudantes e quais as maiores dificuldades encontradas neste período que a educação nacional tem enfrentado.

“Aguardamos as respostas de todas secretarias municipais de educação do país para que possamos ajudar as redes na tomada de decisões seguras e conscientes por parte de dos gestores e, com isso, possibilitar o retorno às aulas a todos os estudantes, desde que respeitada a autonomia dos entes federados, bem como as condições de saúde e segurança necessárias, salvaguardando os direitos de aprendizagem e a valorização da vida e saúde de profissionais da educação, estudantes, familiares e toda comunidade escolar”.

Fonte: Undime
https://bit.ly/3iZXdHt