Série “E Aí, Professor?”, do Futura, debate a Busca Ativa Escolar
Evasão e exclusão escolar serão temáticas abordadas nesta terceira temporada, que estreia nesta segunda-feira, dia 19, no YouTube do Futura. A iniciativa é fruto da parceria com o Itaú Social e apoio da Undime e do UNICEF
Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2022 – Nesta segunda-feira (19/12), estreia no YouTube do Futura a terceira temporada da série “E Aí, Professor?”, uma parceria entre Futura/FRM e Itaú Social, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). São oito episódios, contendo de cinco a dez minutos cada, que abordam a temática da Busca Ativa Escolar, iniciativa criada para combater a exclusão e a evasão escolar. A apresentação ficará por conta de João Raphael Santos, cientista social, mestre em Educação e professor da Escola da Fundação Roberto Marinho. O sucesso das edições anteriores, exibidas apenas na web, garantiu à terceira temporada a veiculação na grade do Canal Futura e no Globoplay a partir de fevereiro de 2023.
Na série, estudantes, professores e gestores envolvidos ou impactados pela evasão e exclusão escolar contam suas experiências, explorando, por exemplo, o agravamento dessa situação durante e após a pandemia da covid-19. Histórias de sucesso também fazem parte da nova temporada de “E Aí, Professor?”, confirmando que, a partir da união entre os profissionais de educação, é possível reinserir crianças e adolescentes ao dia a dia escolar.
A Busca Ativa Escolar une metodologia social e tecnologia e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil, gratuitamente. Desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a Undime, com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A partir de dados concretos da ferramenta, é possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das crianças e dos jovens brasileiros.
“Nas duas temporadas anteriores da série, nossa audiência elogiou o fato de o conteúdo ter sido apresentado de forma clara, simples e objetiva. Trazemos temas relevantes para os desafios da educação brasileira e expandir a discussão para o público que nos assiste no próprio Canal Futura e no Globoplay confirma a boa adesão às ideias propostas para o debate”, destaca José Brito, gerente do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
“A pandemia impôs a necessidade de os professores reinventarem a sua atuação em sala de aula, com o propósito de minimizar os impactos do fechamento das escolas. Agora, o momento é de unir esforços para sintetizar conhecimentos que deem apoio aos educadores nas habilidades e competências que os alunos precisarão desenvolver, para reduzir a perda da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Para nós, é uma honra muito grande fazer parte de um projeto tão inspirador, que traz reflexões e propostas que visam reduzir a exclusão e a evasão escolar”, reforça Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais. Acesso gratuito via plataformas Globoplay e Canais Globo para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 120 títulos e 5000 vídeos.
Fonte: UNICEF