Redes Estaduais podem gerar alertas automáticos na plataforma Busca Ativa Escolar a partir de dados do INEP

Por Busca Ativa Escolar

11.09.2024
Redes Estaduais podem gerar alertas automáticos na plataforma Busca Ativa Escolar a partir de dados do INEP

Ao fazer o upload da Planilha de Estudantes Não Localizados do Censo Escolar do INEP na plataforma da estratégia, são gerados automaticamente alertas que ajudam na identificação dos meninos e meninas que podem ter abandonado a escola entre 2022 e 2023.

A planilha de estudantes matriculados nas redes estaduais em 2022 e não localizados em nenhuma escola em 2023,segundo o Educacenso /Inep, agora pode ser importada diretamente para a plataforma Busca Ativa Escolar. Essa planilha é preparada anualmente pelo órgão visando apoiar a Busca Ativa Escolar na identificação de meninas e meninos que podem ter abandonado as escolas estaduais de um ano para o outro. 

Os dados de estudantes não localizados do Educacenso de cada estado devem ser baixados no site do Inep e, posteriormente, importados como alertas pendentes na plataforma. Eles são um bom ponto de partida para o trabalho da Busca Ativa Escolar. Mas o estado terá que checar a situação de cada estudante da planilha e, identificando que pode haver alguma possibilidade de abandono, aceitar o alerta e trabalhar cada caso.

A planilha apresenta a lista nominal de todos os estudantes com idades entre 4 a 17 anos, matriculados em escolas estaduais, bem como os dados da última escola que estudaram.

Para importar, siga o passo a passo: 

1. O(a) profissional responsável pelo Censo Escolar no estado deve entrar no sistema Educacenso, clicar em Matrícula inicial, fechamento e relatórios da Matrícula Inicial. Será apresentada a listagem de relatórios disponíveis no sistema. Ao final da página, no Relatório de Notificação, estará o relatório: Relação de alunos na faixa etária de 4 a 17 matriculados no Censo de 2022 e não localizados no Censo de 2023. 

Atenção: o relatório estará disponível para os perfis dos estados com o nível de acesso Superusuário, e gerará dados dos estudantes matriculados nas escolas da rede estadual.  Para ter acesso, entre com login e senha no site (https://censobasico.inep.gov.br/censobasico_2023).

2. Clicar na seta para gerar o arquivo em Excel. Salvar e enviar ao(à) coordenador(a) operacional do estado.

3. O Coordenador(a) Operacional do estado deve acessar a plataforma Busca Ativa Escolar, acessar a aba “configurações” e depois a opção “educacenso”

4. Importar o arquivo salvo no computador. Os alertas são gerados automaticamente na plataforma com o motivo: Evasão reportada pelo Educacenso.

Dados de endereço

O Inep não disponibiliza, nessa planilha, os endereços residenciais dos(as) estudantes, dado que é obrigatório para o aceite dos alertas. No entanto, disponibiliza o nome da última escola em que a criança ou adolescente estudou, onde pode ser encontrado seu endereço para apoiar a equipe da Busca Ativa Escolar.

A plataforma conta com uma ferramenta que apoia as equipes neste contato com as escolas. Para isso, basta cadastrar os e-mail das unidades de ensino identificadas no processo de importação dos dados do Educacenso, e solicitar o endereço residencial dos(as) estudantes. Quando as escolas inserirem os dados dos endereços, eles serão automaticamente preenchidos nos alertas, tornando-os, assim, aptos para aceite. 

Veja o passo a passo detalhado de como solicitar os dados às escolas na página 69 do Manual da Plataforma para Estados, disponível no site da Busca Ativa Escolar.