Bom Jesus das Selvas/MA: equipe municipal cria o Fluxograma da Busca Ativa Escolar

O cartaz apresenta o passo a passo do atendimento de situações de infrequência e risco de abandono escolar, a fim de conscientizar a população e facilitar o trabalho da gestão pública
A equipe municipal da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) em Bom Jesus das Selvas/MA criou um fluxograma para apoiar estudantes e a gestão escolar na tomada de decisões em casos de infrequência e risco de abandono escolar. Batizado de Fluxograma da Busca Ativa Escolar, o cartaz ganhou uma diagramação colorida e de fácil compreensão que mostra a sequência de ações necessárias para garantir o direito de acesso, permanência e aprendizado dos alunos e alunas na escola, explica Jucileia dos Reis Sousa, coordenadora operacional da BAE em Bom Jesus das Selvas.
"Quando um aluno apresenta infrequência ou até risco de evasão escolar, muitas vezes ficamos em dúvida sobre o melhor caminho a seguir. Para apoiar esse processo, desenvolvemos o Fluxograma da Busca Ativa Escolar, que orienta passo a passo as ações necessárias para garantir o direito à aprendizagem e permanência dos nossos alunos", conta Jucileia Sousa.
Baixe o fluxograma em JPG
Juliana Lira, coordenadora do Departamento de Mobilização Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destaca que a Busca Ativa Escolar foi instituída como política pública por meio de legislação municipal em 2024. É o setor coordenado por ela que articula a BAE na cidade e faz o acompanhamento de perto da frequência escolar, sendo responsável, inclusive, pelas visitas domiciliares. Para ela o fluxograma, também facilita a articulação de políticas públicas em âmbito municipal.
“O fluxograma facilita o acesso pelas famílias e crianças e adolescentes a políticas públicas. Sabemos que para manter uma criança na escola não depende apenas da Educação, também precisamos da Saúde, da Assistência Social e outros setores do município”, comenta Juliana Lira. “Esse fluxograma reforça que para manter cada criança, cada adolescente na escola não é responsabilidade somente da comunidade escolar, do professor, mas de outros serviços públicos que atuam em parceria”, acrescenta.
A versão impressa do fluxograma está sendo fixada em equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas, e em locais com alta circulação de pessoas, como lava-jatos e oficinas. Já a versão digital foi encaminhada nos grupos de WhatsApp intersetoriais e da rede de proteção de Bom Jesus das Selvas, para que qualquer profissional possa consultá-lo sempre que necessário.
“Junto com o fluxograma divulgamos os números de WhatsApp oficiais da Busca Ativa Escolar no município. Com isso, qualquer pessoa da comunidade pode fazer um alerta, caso conheça alguma criança ou adolescente fora da escola”, diz Juliana Lira.