Bloco da Busca Ativa Escolar leva informação à população do município sergipano de Aquidabã

Por Busca Ativa Escolar

17.02.2023 | Atualizado: 17.02.2023
Bloco da Busca Ativa Escolar leva informação à população do município sergipano de Aquidabã

No município de Aquidabã em Sergipe, o carnaval começou no ritmo da Busca Ativa Escolar. Com o objetivo de sensibilizar a população do município sobre a importância de manter meninos e meninas na sala de aula, a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira, 17, o Bloco Carnavalesco da Busca Ativa Escolar.

Munidos de panfletos e materiais educativos, os foliões saíram atrás do trio elétrico pelas principais ruas de Aquidabã levando a todos a mensagem de que “Fora da escola Não Pode”. Professores, diretores, coordenadores, equipe técnica das escolas e estudantes de todos os povoados e da sede da cidade colocaram todo mundo para dançar ao som do frevo, do Axé, das marchinhas carnavalescas e do arrocha. 

Com os versos “Sentimos falta de te ver chegar / lá na escola é o seu lugar / você não vai, a gente vem Buscar!”, um dos destaques do evento foi o jingle “Abre a porta”, paródia da marchinha de carnaval “Abre Alas”. O autor da música é o professor Hugo Silvino, que atua na Secretaria de Educação do município. 

“No caminho, fomos conversando com a população e sensibilizando sobre a importância de garantir o direito à educação. Também orientamos as famílias a sensibilizar seus pares a matricularem crianças e adolescentes na escola, caso identifiquem casos de evasão ou abandono escolar”, explicou o Coordenador Operacional da Busca Ativa Escolar em Aquidabã, Edson Gomes, destacando que esta é a segunda vez que o Bloco de Carnaval acontece em Aquidabã. 

Resultados

Ele conta que a meta prevista para o município era de rematricular 82 meninos e meninas que estavam fora da sala de aula. A meta foi superada e o município conseguiu alcançar 93 novos estudantes. 

Para Edson, um dos motivos do resultado é o investimento do município em equipe qualificada e profissionais que atuam exclusivamente com a estratégia. “Hoje temos 20 pessoas que atuam na Busca Ativa Escolar, envolvendo uma série de secretarias e setores da gestão municipal, como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência, o Conselho Tutelar, entre outras. Buscamos fazer um trabalho intersetorial”, avaliou o coordenador. 

Confira algumas fotos do evento: